Alimentação: nutricionista dá dicas de como aproveitar festas e confraternizações sem excessos

A nutricionista Sonale Andrade. Foto: Ascom / Hapvida. 
Confraternizações, ceias, encontros entre amigos e até Copa do Mundo: o mês de dezembro tem sido cheio de eventos sociais, que sempre envolvem comidas gostosas e altamente calóricas. Para não se exceder na alimentação, a nutricionista do grupo Hapvida NotreDame Intermédica, Sonalle Andrade, conta como aproveitar o período, com a consciência tranquila e sem se exceder, na hora de se alimentar. 

O segredo, defende a especialista, é o equilíbrio: a alimentação não deve ser zelada apenas em períodos festivos, como Natal, Ano Novo, Carnaval e Páscoa, mas de forma contínua. “Temos que pensar na alimentação para a vida, não apenas em uma dieta ou uma data. ”, disse.

A nutricionista explica que o maior erro das pessoas é justamente se alimentar sem critérios durante todo o ano e ao chegar em momentos marcantes, como datas especiais, poder aproveitar sem excessos. “O erro é o excesso. Excesso de bebida alcóolica, de comida de natal, de réveillon. Você pode comer, mas em pequena quantidade, não precisa exagerar”, sugere. 

Para se alimentar sem "meter o pé na jaca", o conselho de Sonalle Andrade é priorizar a proteína e a salada nas refeições. “A proteína dá saciedade, é benéfica para o organismo, além de aumentar a massa magra. A salada também deve compor o prato, e por último deve vir o carboidrato, e em menor quantidade”, orienta.

As sobremesas, caprichadas nesta época do ano, também podem ser consumidas com moderação. “O panetone, por exemplo, não precisa comer um inteiro, pode comer uma fatia, sem problemas. A torta ou o pavê podem ser consumidos em pequena quantidade após a refeição principal”, recomenda. 

Atividade física - A rotina de prática de exercícios de maneira regular também faz parte dos cuidados que podem ajudar a não ganhar peso nessa época do ano. A nutricionista ressalta que, ao fazer uma atividade física, a perda de calorias é maior. Ela incentiva que as pessoas não deixem para 2023, e iniciem o quanto antes um estilo de vida mais saudável com exercício físico.

“As pessoas dizem que vão começar no próximo ano e muitas vezes não iniciam. Ainda dá tempo de começar agora em 2022 e já começar o ano adaptado na nova rotina. Quem sabe, pode até comer um pouco mais no Natal”, conta.

Além do controle do peso, a atividade física somada à alimentação balanceada ajudam na prevenção de doenças, na redução de estresse, no equilíbrio de taxas do organismo e favorecem uma maior qualidade de vida. (*) Ascom

Compartilhe no Google Plus
    Faça seu comentario pelo Gmail
    Faça seu comentario pelo Facebook

0 comments:

Postar um comentário