Saúde: Infectologista alerta sobre importância da vacina contra poliomielite: “Vamos aprender pela dor”

Foto: Google Imagens / Reprodução. 
Dados divulgados pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), apontam que a taxa de vacinação infantil no Brasil caiu de 93,1% para 71,49%. A queda brusca é refletida principalmente na cobertura vacinal das crianças: a imunização contra a poliomielite, doença erradicada no país em 1994, tem sido um desafio. A infectologista do Grupo Hapvida NotreDame Intermédica, Silvia Fonseca, faz um alerta sobre a necessidade de proteção.

“Se as pessoas continuarem sem se vacinar, vamos aprender pela dor. Vamos ver os casos de paralisia infantil crescendo e infelizmente algumas crianças vão morrer. Não é alarmismo, é a história de uma doença que já matou muita gente”, pontuou a especialista.

Conforme a médica, era comum que a doença se manifestasse, principalmente, em crianças, mas a poliomielite pode acometer pessoas de todas as idades, desde que não estejam vacinadas. “Qualquer pessoa que não está vacinada e tiver contato com o vírus pode desenvolver a doença, que causa paralisia e pode até matar”, alerta.

Além da paralisia nos membros inferiores, a poliomielite também causa sintomas mais comuns, como dor de cabeça de muita intensidade, vômitos fortes, diarreia, febre, dor no corpo. A infecção também pode levar ao sufocamento, que pode matar. “Ela pode afetar nervos e músculos, inclusive paralisando os músculos da respiração e a pessoa pode morrer sem conseguir respirar, caso não seja imediatamente atendida”, pontuou.

A infectologista do Hapvida NDI ressalta ainda a importância de todas as vacinas para a erradicação de doenças e maior longevidade da população. “As vacinas são um presente da ciência para a humanidade. Muitas doenças podem ser impedidas com a vacina e o Brasil tem um dos maiores sistemas de vacina grátis do mundo”, destacou.

Foto: Hapvida / Divulgação. 
Vacinação - De acordo com o Ministério da Saúde, 65,6% das crianças que fazem parte do público-alvo para receber a vacinação contra a poliomielite foram vacinadas. O estado da Paraíba foi o único a alcançar a meta, com 95% da população-alvo imunizada.

Através da vacinação, cinco doenças foram eliminadas do Brasil: poliomielite, síndrome da rubéola congênita, rubéola, tétano materno e neonatal e varíola. Conforme o órgão, o SUS tem capacidade de vacinar cerca de um milhão de pessoas por dia em todo o Brasil. (*) Hapvida JP

Compartilhe no Google Plus
    Faça seu comentario pelo Gmail
    Faça seu comentario pelo Facebook

0 comments:

Postar um comentário