Desembargadora Maria de Fátima Cavalcanti Maranhão assume a presidência do TRE-PB

A ascensão se deu em razão do término do biênio do desembargador Leandro dos Santos, ocorrido na sexta-feira (11). 

Foto: Facebook / Padre Nilson Nunes / Reprodução. 
Nesta sexta-feira (18/11), assumiu o cargo de presidente do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB), a desembargadora Maria de Fátima Moraes Bezerra Cavalcanti Maranhão, em razão do término do biênio do desembargador Leandro dos Santos, ocorrido na última sexta-feira (11). A cerimônia teve início às 16 horas e se estendeu até as 19 horas, na Sala de Sessões do Tribunal. Antes, pela manhã, às 10h, na Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, no bairro Altiplano Cabo Branco, nesta capital, houve a celebração Eucarística em Ação de Graças.

A cerimônia, transmitida ao vivo pelo canal oficial do TRE-PB no Youtube, foi conduzida pelo vice-presidente e corregedor do TRE-PB, desembargador Leandro dos Santos.

A solenidade foi prestigiada por autoridades e familiares que estiveram presentes e por videoconferência, e contou com apresentação cultural do Quinteto de Cordas Musarum.

A empossada foi saudada pelo juiz membro do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB), Roberto D’Horn Moreira Monteiro da Franca Sobrinho, que falou em nome da Corte Eleitoral: “A desembargadora Maria de Fátima teve uma atuação exemplar na condução das Eleições 2022, quando diversos desafios se impuseram à Justiça Eleitoral brasileira; não obstante, o pleito transcorreu com absoluta normalidade, prevalecendo a soberania popular; a Justiça Eleitoral paraibana, doravante um órgão com alma feminina, continuará em boas mãos, movida e tão somente pelos superiores interesses da sociedade, tendo como guias e pilares centrais: a verdade e a ética”.

A nova presidente do Eleitoral paraibano foi saudada ainda pela procuradora Regional Eleitoral da Paraíba, Acácia Soares Peixoto Suassuna, em nome do Ministério Público Federal: “a senhora é um exemplo da luta pela participação feminina; na sua obra ”Guiadas pela Justiça, Movidas pela Fé”, a senhora se autodenomina como uma amante da luta feminina, e é assim que eu vejo vossa excelência, não só no seu discurso, mas nas suas ações; essa mulher forte, essa mulher que movimenta, que não dá para ouvir sem movimento, que não dá para estar do lado dela e não sentir o seu carisma, ela já chega e conquista todo mundo”.

O advogado, e ex-juiz membro do Eleitoral, Arthur Monteiro Lins Fialho, também saudou-a, representando a Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Paraíba (OAB/PB): “Como faço uso da palavra, em nome da Ordem dos Advogados do Brasil, com a permissão do nosso presidente Harrison Targino, eu rogo que vossa excelência durante sua presidência neste tribunal, repita o que fez na sua gestão como presidente do Tribunal de Justiça da Paraíba, mantenha esta relação cordial e amiga com a OAB, porque quem não milita nesta casa, pode até desconhecer, mas a Justiça Eleitoral e a Ordem dos Advogados do Brasil, têm uma história bastante imbricada, são instituições que se ajudam mutuamente; tenho certeza que a desembargadora Fátima vai continuar este trabalho, e não só continuar, vai ampliá-lo; eu posso afirmar que a senhora é uma pessoa extraordinária, que mesmo querendo não consegue passar desapercebida; a senhora tem em mim um admirador, saiba que aprendi e aprendo muito com vossa excelência, desejo muito sucesso na missão de presidir nossa Corte Eleitoral, conte com a Ordem dos Advogados do Brasil para defesa e aprimoramento do Estado Democrático de Direito, e que Nossa Senhora a continue abençoando”.

Ao final, a nova presidente do TRE da Paraíba fez o seu discurso de posse: “Qual o papel da Justiça Eleitoral neste contexto histórico? Confesso que ao me sentar aqui, na qualidade de corregedora, e fazer algumas visitas a juízes do nosso estado, eu aprendi que nós temos que desenvolver ações voltadas à acessibilidade, igualdade, sustentabilidade, com o objetivo de assegurar o atendimento de qualidade aos cidadãos, porque estes cidadãos são eleitores e eles precisam estar bem para fazer boas escolhas, eles precisam ter cultura, para poder avaliar os seus candidatos, seus representantes, por isso que nós vamos eleger, na nossa gestão, essa questão da acessibilidade, da igualdade e da sustentabilidade; nós queremos a valorização da mulher, que tem direito de sonhar, porque lutadora já é, e conquistar o seu sonho”.

Após a Sessão Solene de Posse, a desembargadora Maria de Fátima Moraes Bezerra Cavalcanti Maranhão recebeu os convidados no Salão Nobre do Eleitoral para um coquetel. (*) /rafaelkoehler/ascom/tre-pb/


Compartilhe no Google Plus
    Faça seu comentario pelo Gmail
    Faça seu comentario pelo Facebook

0 comments:

Postar um comentário