Outubro Rosa: 45% das cadelas e 30% das gatas desenvolvem câncer de mama, destaca CRMV-PB

Foto: Ascom / CRMV-PB / Divulgação. 
No mês de outubro, acontecem campanhas de incentivo para a realização de exames que promovam a prevenção ao câncer de mama. Mas você sabia que esta doença também atinge os pets? Cerca de 45% das cadelas e 30% das gatas desenvolvem tumores mamários, sendo que 85% apresentam comportamento maligno, segundo Conselho Regional de Medicina Veterinária da Paraíba (CRMV-PB).

O conselho do CRMV-PB, o médico-veterinário Altamir José, explicou, nesta terça-feira (4), Dia dos Animais, que o câncer de mama ocorre em função de um distúrbio hormonal e são grandes as chances de uma fêmea não-castrada com mais de nove anos de idade desenvolver a doença. “O câncer de mama é uma doença comum e silenciosa que necessita de uma atenção periódica para prevenir e conseguir eliminá-la antes que se espalhe”, disse. 

O veterinário destacou que os animais mais atingidos são fêmeas por causa da concentração de hormônios específicos, como estrógeno e progesterona, mas também pode atingir os cães e gatos machos. A má gestão medicamentosa (uso de anticoncepcionais), alimentação não balanceada, a não castração são fatores que aumentam o risco da aparição do câncer de mama nesses animais.

O câncer de mama em pets, na maioria das vezes, não é muito evidente a olho nu, pois os sinais são discretos e podem ser confundidos com outras manifestações virais mais comuns. Os sinais mais comuns são: incômodo frequente na região das mamas, inchaço e secreção, que pode ter cheiro desagradável.

Segundo orientou Altamir José, para fazer o diagnostico é de suma importância que os tutores levem os pets para consultas periódicas e também façam os exames nas clinicas veterinárias. “Formas de evitar totalmente o câncer de mama são inexistentes, porém a castração precoce e as consultas periódicas são formas de diminuir as chances de aparição da doença e promover o bem-estar aos nossos pets”, orientou.

Mais dados - De acordo com CRMV-PB, 20% dos casos de câncer de mama em pets são descobertos muito tarde, fato esse que se agrava com o uso de anticoncepcionais nas fêmeas, este é um método que já é considerado um fator de risco e que pode causar o câncer, além de predispor outras doenças. (*) Ascom/CRMV-PB

Compartilhe no Google Plus
    Faça seu comentario pelo Gmail
    Faça seu comentario pelo Facebook

0 comments:

Postar um comentário