O que você precisa saber antes de sair de casa para votar nas Eleições 2022

Veja algumas informações para votar com tranquilidade e segurança. 

Foto: Agência Brasil / Marcelo Camargo. 
Chegou o dia das Eleições 2022. Confira abaixo as principais informações que você precisa saber antes de votar.

A votação acontece das 8h às 17h tendo como referência o horário de Brasília (DF). Ou seja, cidades com fusos diferentes deverão se adequar ao horário da capital federal. A uniformização dos horários é uma novidade desta eleição. Veja se a sua cidade é uma delas e fique de olho na hora de início e de término da votação.

Mapa do Brasil (Fusos) / Secom-TSE. 
Para votar, é necessário levar apenas um documento de identificação oficial com foto, a apresentação do título de eleitor não é obrigatória. Vale: carteira de identidade, Carteira Nacional de Habilitação (CNH), identidade social, passaporte, certificado de reservista, carteira de trabalho, ou outro documento de valor legal.

Também é possível votar a com a versão digital do título, obtida no Título, obtida no e-Título, aplicativo gratuito da Justiça Eleitoral. Se a sua foto já aparecer por lá, o app servirá de documento oficial de identificação.

Quem está com o cadastro eleitoral regular, mesmo que não tenha coletado os dados biométricos, poderá votar normalmente.

Esse ano você vota nos seguintes cargos e nessa ordem:

 - deputado federal (com quatro dígitos)

- depois deputado estadual ou distrital (com cinco dígitos)

- senador (com três dígitos)

- governador (com dois dígitos)

- presidente da República (com dois dígitos).

Caso queira, pode escolher votar apenas para presidente. O voto não é invalidado se o eleitor votar em um só cargo e optar por nulo ou branco nos demais.

Para facilitar, pode levar a famosa colinha, quer dizer, anotar num papel os cargos e os números das candidatas e candidatos escolhidos. Assim fica bem mais fácil quando estiver na frente da urna.

Antes de sair de casa, confira seu local de votação. Você pode fazer isso de três maneiras: pelo aplicativo e-Título, no Portal do TSE ou pelo chatbot do TSE. Tudo bem simples e rápido. Pelo chatbot (assistente virtual), por exemplo, basta enviar um “oi” para o número +55 61 996371078 no WhatsApp ou clicar no link https://wa.me/556196371078

Lembre-se que no dia da eleição, a Justiça Eleitoral permite a manifestação individual e silenciosa dos eleitores para partidos, coligação ou candidato, por meio de bandeiras, broches, adesivos e camisetas. Mas é proibida propaganda eleitoral.

É proibido entrar na cabine de votação com celular ou com máquina fotográfica, filmadoras e equipamentos de rádio comunicação. O objetivo é garantir o sigilo do voto. Após entregar seu documento de identificação ou depois de mostrar a versão digital do e-Título pelo celular, desligue o aparelho e proceda como orientado pelo mesário.

Após votar, retorne à mesa receptora e pegue com o mesário o celular e o documento de identificação apresentado. Hora de voltar para casa com a certeza de que fez a sua parte para a democracia.

Votar é simples, fácil e seguro.

Lembre-se que se você estiver fora de seu município de votação, tem que justificar a ausência às urnas. Isso deve ser feito para todos os turnos que você faltar. Confira como justificar (*) Secom/TSE


Compartilhe no Google Plus
    Faça seu comentario pelo Gmail
    Faça seu comentario pelo Facebook

0 comments:

Postar um comentário