Fim de uma era: morre a rainha Elizabeth II aos 96 anos

Foto: AFP / Gatty Imagens / Chris Jackson. 
Morre a rainha Elizabeth II do Reino Unido, aos 96 anos, na Escócia, no palácio de Balmoral. A informação foi confirmada pelo Palácio de Buckingham nesta quinta-feira. Há mais de 70 anos como soberana de 15 Estados Independentes e chefe de um grupo de 53 nações, a monarca entrou para a história como a mais longeva, e influente, do mundo.

"A rainha morreu em paz", afirma o comunicado emitido pelo Palácio de Bunckingham. Segundo o protocolo chamado de 'London Bridge', que rege as ações em caso de morte do monarca, o Reino Unido entra em luto e um longo rito começa imediatamente com o fechamento do comércio, bolsa de valores e organizações governamentais.

Os últimos atos do mais longevo reinado da história da coroa britânica foi o fim do governo de Boris Johnson e o convite à Liz Truss formar um novo governo em seu nome. Ela é a terceira primeira-ministra que lidera o Reino Unido com Elizabeth II, que já esteve com Margaret Thatcher e Theresa May.

Filha do rei George VI e da rainha consorte Lady Elizabeth Bowes-Lyon, a rainha mãe, ela nasceu em 21 de abril de 1926 e não estava na linha de sucessão direta ao trono. A então princesa Elizabeth Alexandra Mary Windsor mudou de posto após a renuncia de seu tio, o rei Eduardo VIII, e a ascenção de seu pai, George, ao trono. Desde os 11 anos ela é ensinada a reinar e assumiu a coroa aos 26, com o falecimento repentino do pai, que se recuperava do tratamento de um câncer.

Apelidada de "Lilibet" pela família, ela impressionava as pessoas desde muito nova. Winston Churchill disse, em 1928: "Ela tem personalidade, um ar de autoridade e uma concentração surpreendente em uma criança".

Elizabeth e a irmã mais nova, Margaret, foram educadas em casa sob a supervisão da mãe e da governanta, Marion Crawford. Elas estudavam história, línguas, literatura e música.

Nos últimos anos, ela presenciou os casamentos dos netos, Príncipe William e Príncipe Harry, e deu as boas-vindas a onze bisnetos.

No momento do falecimento, a rainha Elizabeth II reinou por 70, um recorde que parece improvável de ser quebrado por muitos séculos. (*) Yahoo



Compartilhe no Google Plus
    Faça seu comentario pelo Gmail
    Faça seu comentario pelo Facebook

0 comments:

Postar um comentário