Agosto Lilás: Traumas causados por abusos contra mulher podem durar a vida inteira, afetar filhos e relacionamentos

Foto: Hapvida / Divulgação. 
Abusos físicos, psicológicos ou sexuais são cometidos diariamente contra a mulher. Em 2021, o Brasil registrou um estupro a cada 10 minutos e um feminicídio a cada 7 horas, conforme dados do Fórum Brasileiro de Segurança. Neste mês de agosto, voltado para o combate da violência contra a mulher, a psicóloga do Hapvida Michelle Costa ressalta que o trauma causado por uma violação pode afetar os próximos relacionamentos, a família e a forma da mulher se enxergar.

“O registro que fica é ‘se eu estava em um estado tão vulnerável e este homem veio abusar de mim, o que impede que isso se repita?’”, narra a psicóloga, que continua: “as mulheres abusadas precisam trabalhar isso a vida toda, estar em um acompanhamento constante, inclusive para não refletir essa condição nos filhos, relações futuras”, aponta, destacando que a mulher deve passar por um processo de desconstrução e tratamento.

A especialista reforça a importância da vítima participar de grupos de apoio onde existam mulheres que compartilhem seus relatos, além de acompanhamento profissional e psicoterapia. “Mulheres abusadas carregam marcas para a vida inteira”, avalia.

Os locais dos abusos, agressões e ataques contra as vítimas variam e acontecem em diferentes contextos. Recentemente, ganhou repercussão nacional o caso que uma mãe foi vítima de estupro durante o parto de seu filho. Funcionários da unidade filmaram o anestesista abusando sexualmente a mulher, enquanto ela estava inconsciente. 

Michelle ressalta que além de responder judicialmente pelo crime, homens acusados de violentar mulheres deveriam passar por um tratamento psicológico sério. “Não podemos afirmar que o violentador vai ter reversão, mas se busca o tratamento para atenuar a situação e para que, no futuro, ele não cause dor a outras mulheres”, ressaltou.

Mais dados - O levantamento do Observatório apontou ainda que houve um aumento de 3,7% nos estupros contra meninas e mulheres em relação ao ano anterior.  A pesquisa mostrou também que os crimes contra a mulheres aumentaram na pandemia da covid-19; entre março de 2020 e dezembro de 2021 foram registrados 2.451 feminicídios e 10.398 estupros. (*) Hapvida-JP

Compartilhe no Google Plus
    Faça seu comentario pelo Gmail
    Faça seu comentario pelo Facebook

0 comments:

Postar um comentário