Guarabira: Defesa Civil alerta sobre o risco de chuvas intensas

Foto: brejo.com / Reprodução. 
Nos últimos dias, as fortes chuvas têm provocado diversos transtornos na cidade e na região, com registros de alagamentos e deslizamentos de terra em alguns pontos da zona urbana e nas estradas.

Em Guarabira, atento aos alertas emitidos pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a Defesa Civil Municipal em conjunto com o Corpo de Bombeiros Militar, vem monitorando áreas de risco e até o momento não há registro de ocorrências graves.

Só nesses primeiros dias do mês de julho a cidade de Guarabira registrou, conforme registro da AESA/PB, mais de 216 mm de chuvas. A Defesa Civil Municipal e o Corpo de Bombeiros alerta que em caso de ocorrência, a população deve acionar os órgãos competentes, através do 193.

A Secretaria de Infraestrutura também está trabalhando para reparo de calçamentos e vias que vem sofrendo com o grande volume de água nos últimos meses. Segundo a Secretaria, já foram feitos diversos serviços de manutenção e pede a população que se na rua acontecer algum incidente, acione os órgãos da Prefeitura e evite passar pelo local até que seja liberado totalmente pela Secretaria ou pela STTRANS.

Atenção nas estradas

Devido às fortes chuvas, a STTRANS orienta aos motoristas que redobrem a atenção em vias urbanas e em trechos de rodovia onde há a possibilidade de deslizamento de encostas e queda de árvores. De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), em caso de direção defensiva veicular em períodos chuvosos, os motoristas devem:

  • revisar os veículos, manter os pneus calibrados e em bom estado de conservação;
  • evitar freadas bruscas e se atentar a trechos da pista para evitar aquaplanagem (onde os pneus perdem o contato com o asfalto);
  • desembaçar os vidros dianteiro e traseiro;
  • reduzir a velocidade e, se possível, utilizar os faróis ligados;
  • manter distância de outros veículos;
  • se houver pouca visibilidade, o motorista pode parar em um local seguro e esperar as condições do tempo melhorarem.
(*) Codecom


Compartilhe no Google Plus
    Faça seu comentario pelo Gmail
    Faça seu comentario pelo Facebook

0 comments:

Postar um comentário