Assembleia aprova projeto que cria a Política Pública de Fomento à Tradição e ao Folclore nas escolas da rede pública da Paraíba

Foto: Ascom / Divulgação. 
Criar uma política pública de fomento à tradição e ao folclore nas escolas da rede pública da Paraíba é o objetivo do projeto de Lei 3.390/21 aprovado na Assembleia Legislativa do Estado. A proposta é de autoria da deputada Camila Toscano (PSDB) e pretende despertar nos alunos a valorização e perpetuação da tradição e do folclore paraibanos nas suas diversas manifestações. 

“A Paraíba, além de apresentar um grande potencial turístico, também possui um amplo acervo da cultura popular. Tudo isso vem da criatividade do povo e das manifestações folclóricas cultivadas de geração em geração. Por isso, apresentamos esse projeto para que sejam ministradas atividades voltadas a preservação da tradição e do folclore nas escolas públicas do nosso estado, de modo que exista a perpetuação da cultura local ao longo do tempo”, defendeu Camila. 

De acordo com o projeto, o programa será desenvolvido em todas as escolas públicas estaduais através de atividades extracurriculares como: apresentações de danças folclóricas, como o reisado, a ciranda, o forró, o xaxado, o coco-de-roda, dentre outras; além de demonstração da fabricação de peças artesanais em barro, cerâmica, estopa, rendas e labirinto; apresentação de culinária tipicamente paraibana; demonstração dos pontos turísticos e históricos do estado; e ainda outras atividades que visem eternizar o folclore e as tradições paraibanas.

Com a aprovação na Assembleia Legislativa, por unanimidade, o projeto apresentado pela deputada Camila Toscano agora segue para sanção do governador do Estado.

Compartilhe no Google Plus
    Faça seu comentario pelo Gmail
    Faça seu comentario pelo Facebook

0 comments:

Postar um comentário