63% das mães brasileiras apresentaram sintomas depressivos na pandemia e Lei na PB garante diagnóstico precoce da depressão

A Lei é de autoria da deputada Camila Toscano. Foto: Ascom / Divulgação. 
Pesquisa realizada pela faculdade de Medicina de Ribeirão Preto mostrou que 63% das mães brasileiras tiveram sintomas depressivos durante a pandemia. Perda de trabalho e exaustão materna são apontadas como as causas mais comuns para desencadear o problema. Neste domingo (8), Dia das Mães, a deputada estadual Camila Toscano (PSDB) destacou a Lei 11.388/2019, de sua autoria, que cria na Paraíba a Política de Diagnóstico e Tratamento da Síndrome da Depressão. A iniciativa tem o objetivo de detectar a doença ou evidências de que ela possa vir a ocorrer, visando prevenir o seu aparecimento 

“É bom lembrar que a balança nunca foi equilibrada e ainda que tenhamos avanços sociais e culturais consideráveis, fica com a mulher uma das cargas mais pesadas ao criar e educar filhos: a demanda emocional. A Lei em vigor na nossa Paraíba prevê a realização de pesquisas visando ao diagnóstico precoce da depressão e seus distúrbios; evitar ou diminuir as graves complicações para a população decorrentes do desconhecimento acerca da depressão e seus tipos, bem como aglutinar ações e esforços para maximizar seus efeitos benéficos”, destacou a deputada. 

A Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua) realizada pelo IBGE,  apontou que cerca de 7 milhões de mulheres deixaram seus postos de trabalho no início da pandemia, 2 milhões a mais do que o número de homens na mesma situação. O desemprego, a sobrecarga das tarefas domésticas e o cuidado com os filhos foram os principais fatores apontados pelo aumento do casos de depressão entre as mulheres que são mães. 

Camila destaca também que todos os anos, o suicídio aparece entre as 20 principais causas de morte no mundo, para pessoas de todas as idades. Só ele é responsável por mais de 800 mil mortes - o que equivale a um suicídio a cada 40 segundos. Dados do Ministério da Saúde mostram que são registrados uma média de 12 mil suicídios todos os anos no Brasil. Trata-se de uma triste realidade, que registra cada vez mais casos, principalmente entre os jovens. 

Calcula-se que aproximadamente 96,8% dos casos de suicídio estão relacionados a transtornos mentais, conforme o Ministério. Em primeiro lugar está a depressão, seguida do transtorno bipolar e do abuso de substâncias. Com esses números, o suicídio encontra-se entre as três principais causas de morte em indivíduos com idade entre 15 e 29 anos no mundo. 

Na Lei – Também é previsto a identificação, cadastramento e acompanhamento de pacientes da rede pública diagnosticados com depressão; conscientização de pacientes e de pessoas que desenvolvam atividades junto às unidades de saúde estaduais e privadas quanto aos sintomas e à gravidade da doença e abordagem do tema, quando da realização de reuniões, como forma de disseminar as informações a respeito da doença.

Compartilhe no Google Plus
    Faça seu comentario pelo Gmail
    Faça seu comentario pelo Facebook

0 comments:

Postar um comentário