Chocolate faz bem para o coração, previne o envelhecimento e melhora o humor, diz especialista

Foto: Vivas Assessoria e Divulgação. 
A Páscoa é considerada a época mais doce do ano, e para celebrar com a família, amigos e aquelas pessoas que amamos, é comum presentear com chocolates. O ovo de Páscoa é o símbolo mais lembrado, e mais do que delicioso, o chocolate também traz uma série de benefícios à saúde, quando consumido com moderação. 

A nutricionista Paula Bacalhau, destaca que é possível aproveitar esta época sem culpa e ainda tirar proveito dos nutrientes. “Quanto maior a concentração de cacau no chocolate, mais benefícios para a saúde. Os compostos fenólicos presentes no cacau são potentes antioxidantes. Eles agem reduzindo a ação dos radicais livres e o LDL-colesterol (colesterol ruim), o que contribui para a saúde cardiovascular”, explica. 

Segundo a especialista, o melhor tipo de chocolate é o amargo, com concentração de cacau a 70% ou mais, porém, outros tipos também são recomendados, mas em quantidade menor. “Para consumi-los sem culpa, basta fracionar os chocolates em pequenas porções e ir consumindo aos poucos. Os com 70% de cacau ou mais até 35g por dia e os com porcentagem menor do que essa, 25g por dia. Assim é possível aproveitar essa época doce sem trazer prejuízos à saúde”, orienta a nutricionista. 

O chocolate amargo também é rico em fibras solúveis, que beneficiam o intestino e em antioxidantes que melhoram o sistema imunológico e combatem o envelhecimento. 

O alimento ainda tem outros trunfos. Ele também auxilia na produção de serotonina, hormônio responsável pela sensação de bem-estar, que também é associado à regulação do sono, apetite e humor. Outras substâncias presentes nos chocolates, como gorduras e açúcares, ainda auxiliam na produção desses neurotransmissores. “Essa sensação é passageira, levando ao desejo de consumir um pouco mais e isso favorece o consumo exagerado. O segredo é a moderação”, destaca Paula. 

Na Páscoa, principalmente, que é a época dos chocolates, a nutricionista tem uma dica para quem exagerar no consumo. A orientação é não fazer dietas malucas para tentar “compensar”. “Manter hábitos de vida saudáveis, alimentando-se bem, caprichando nos vegetais e praticar exercícios, é suficiente”, completa. (*) Créditos: Vivas Assessoria e Divulgação

Compartilhe no Google Plus
    Faça seu comentario pelo Gmail
    Faça seu comentario pelo Facebook

0 comments:

Postar um comentário