PB: Deputado pede que Assembleia desarquive PEC que proíbe gastos com despesas pessoais na Granja Santana

Tovar destaca que não se admite tantos gastos para manter regalias para o governador. 

Foto: Divulgação / Ascom. 
No primeiro ano de pandemia, o Governo do Estado gastou R$ 622.027,86 só em gêneros alimentícios para a Granja Santana, residência oficial do governador João Azevêdo, segundo relatório da auditoria do Tribunal de Contas do Estado. Entre os itens comprados, estão toneladas de carnes, queijos e frutos do mar. 

Para conter tantos gastos, o deputado estadual Tovar Correia Lima (PSDB) pediu o desarquivamento, pela Assembleia Legislativa, da Proposta de Emenda à Constituição (PEC 26/2018) - mais conhecida como a PEC da Granja - que proíbe gastos públicos com despesas pessoais na Residência do governador, do vice-governador e de familiares.

O parlamentar destaca que não se admite tantos gastos para manter regalias para o governador. Ele lembra também que mais de 1,6 milhão de pessoas na Paraíba vivia com menos de R$ 450 por mês em 2020 e estava abaixo da linha de pobreza, o que representa 41,3% da população de cerca de 4 milhões de habitantes do estado. 

“Entendemos que os ocupantes de cargos públicos são, em verdade, servidores públicos que devem custear a sua manutenção pessoal a partir de seus salários. A proposta busca retirar os privilégios hoje existentes e proíbe que seja dispensado ao governante dinheiro público para a residência oficial, vestuário, empregados domésticos e outras despesas congêneres”, explicou Tovar. 

Além da aquisição desse grande quantitativo de comida, a Granja conta com um elevado número de funcionários na Granja Santana. São 99 profissionais como chefs de cozinha, motoristas, cozinheiras, auxiliar de cozinha, agente operacional, agente administrativo, auxiliar de serviços gerais, lavadeira, garçons e militares. 

“É vergonhoso ter esse números de servidores a serviço do governador. Com a PEC propomos que o governador e o vice poderão ter a sua disposição e de familiares de primeiro grau policiais para garantir a segurança”, explicou. 

Mais dados – De acordo com o relatório do TCE, entre os meses de fevereiro a novembro de 2020, o almoxarifado da Granja recebeu 3.269kg de carne bovina, 733 kg de carne suína, 135 kg de carne de cordeiro e 3.260 kg de carne de frango. Nesse mesmo período, ainda foram adquiridos 355 kg de filé de peixe, 853 kg de peixe e 376 kg de camarão – podendo alimentar cerca de 26 pessoas por dia, segundo análise no texto. O estoque da Granja recebeu ainda 886 kg de queijo, 620 kg de polpa de frutas e mais 884 kg de aves. 

Segundo os dados do TCE, em 2020, ainda foram adquiridos com dinheiro público 1.340 kg de açúcar refinado, 715 refrigerantes de dois litros e 8.658 latas de refrigerante. Chocolate amargo e ao leite (230 kg), sorvete de dois litros (202 unidades) e leite condensado (580 unidades) também constavam na residência oficial. (*) Com Ascom

Compartilhe no Google Plus
    Faça seu comentario pelo Gmail
    Faça seu comentario pelo Facebook

0 comments:

Postar um comentário