No Dia Mundial da Água, Camila faz duras criticas ao Governo do Estado: "Paraíba enfrenta falta de água e volta dos carros-pipa"

A parlamentar destaca que há 43% dos reservatórios em colapso no estado. 

Foto: Divulgação / Ascom. 
A Paraíba enfrenta dificuldades no abastecimento, com uma parcela da população sem água para necessidades básicas. A região do Brejo é uma das mais prejudicadas e vivencia um colapso e os moradores precisam se deslocar de suas casas para conseguir água ou até mesmo recorrer à compra por meio de vendedores em carros-pipa. 

Nesta terça-feira (22), Dia Mundial da Água, a deputada Camila Toscano (PSDB) lamentou que a população não tenha água na torneira e afirmou que o governador João Azevedo, que foi secretário de recursos hídricos na gestão anterior, nunca priorizou a segurança hídrica. “Há 12 anos temos João Azevedo - seja como super secretário ou como governador – e não temos uma obra estruturante que resolva essa questão de desabastecimento. A população é a grande prejudicada dessa falta de ação, de planejamento e até de competência”, afirmou.

Segundo dados da Agência Executiva de Gestão das Águas da Paraíba (Aesa), 59 reservatórios da Paraíba estão com menos de 20% da sua capacidade, o que corresponde a 43% dos 135 açudes que são monitorados. Os dados totais são os seguintes: nove reservatórios sangrando, 68 reservatórios com capacidade superior a 20% do seu volume total, 25 reservatórios em observação (menor que 20% do seu volume total) e 33 em situação crítica (menor que 5% do seu volume total). 

“Precisamos de ações urgentes. Dizer que a Paraíba tem segurança hídrica é brincar com o sofrimento das pessoas. Nunca tivemos uma falta d'água tão forte. É possível ver todos os dias pessoas com baldes esperando a chegada do carro-pipa para levar água para suas casas. O atual governador foi secretário de Recursos Hídricos por sete anos e nada fez. Ele sabia que iria faltar água no Brejo e virou as costas”, afirmou a deputada. 

Como alternativa, Camila defendeu mais investimentos em perfuração de poços e parcerias com o Governo Federal para a contratação de mais carros-pipa. “Tem cidade que só chega água nas torneiras três dias a cada dois meses e isso tem que ser visto pelo Governo do Estado. É preciso encontrarmos alternativas para essa região que hoje sofre mais com a falta de água na Paraíba. É preciso garantir mais perfuração de poços e investimentos em obras que garantam o abastecimento. A população não pode ficar desabastecida e até mesmo esquecida pelo governo”, disse Camila. 

Pedido de informação – A deputada apresentou na Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) pedidos de informação direcionados ao Governo do Estado sobre obras hídricas, principalmente de recuperação de barragens. Os questionamentos aprovados pelos deputados estaduais em plenário foram feitos ao secretário de Estado da Infraestrutura, Recursos Hídricos e Meio Ambiente e ao diretor-presidente da Cagepa.

Compartilhe no Google Plus
    Faça seu comentario pelo Gmail
    Faça seu comentario pelo Facebook

0 comments:

Postar um comentário