Famup e Cosems unem forças para levar assessoramento na área de saúde aos municípios e capacitação aos prefeitos

Foto: Divulgação / Ascom. 
A Federação das Associações de Municípios da Paraíba (Famup) se reuniu, nesta quarta-feira (30), com a diretoria do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde da Paraíba (Cosems-PB) para discutir parcerias que fortaleçam a saúde na Paraíba. Na pauta, estavam assuntos como o Previne Brasil, compra de insumos, recebimento de emendas parlamentares, fortalecimento de metas e investimentos em tecnologia, além da pactuação de consórcios entre os municípios e a Central de Regulação Única no Estado.  As entidades firmaram parceria para promoção de capacitação de prefeitos e assessoramento técnico dos municípios. 

“Foi uma conversa proveitosa e que vai render bons frutos. O Cosems tem o nosso apoio para trabalhar no fortalecimento da saúde, oferecendo esclarecimentos aos gestores sobre diversos processos que envolvem esta área. Agora, passamos a trabalhar em conjunto com um único propósito, o de fortalecer o municipalismo e garantir uma saúde de qualidade à nossa população”, afirmou George Coelho, presidente da Famup. 

De acordo com George, a Famup já oferece aos municípios um trabalho de assessoramento em todas as áreas, mas afirmou ser importante ter o apoio do Coesems nesse processo de levar conhecimento e até mesmo solução para possíveis conflitos que existam nos municípios relacionados à área da saúde. “O trabalho de vocês é importante e vamos trabalhar em conjunto. Vamos pegar todas essa experiência e desenvolver em um processo que envolvam os gestores paraibanos”. 

A presidente do Cosems, Soraya Galdino, afirmou que a parceria com a Famup será importante para os trabalhos realizados pelos secretários de Saúde nos municípios. “Viemos apresentar a Famup uma série de pontos que podem ser discutidos com os prefeitos para que tenhamos uma saúde mais fortalecida. Saímos com uma parceria firmada e que vai garantir a proximidade dos gestores municipais com a Cosems e consequentemente, com os assuntos que envolvem a saúde”, disse. 

Formação – Na reunião, também foi discutida a realização de uma capacitação com os prefeitos sobre diversos temas relacionados à saúde. O primeiro evento deve abordar o Previna Brasil e Central de Regulação do Estado. Segundo o secretário-executivo da Famup, Pedro Dantas, a parceria representa o fortalecimento de duas entidades que irão trabalhar juntas pelos municípios. “A saúde é uma área extremamente plural e os temas contidas nela devem ser observadas com mais cuidados pelos prefeitos. É isso que vamos fazer, capacitar ainda mais nossos gestores na garantia do oferecimento de uma saúde de qualidade nos seus municípios”, afirmou. (*) Ascom

Compartilhe no Google Plus
    Faça seu comentario pelo Gmail
    Faça seu comentario pelo Facebook

0 comments:

Postar um comentário