Após impasse na Bahia, vice-governador expõe insatisfação com PT nas redes e pode trocar Lula por Bolsonaro

O vice-governador da Bahia, João Leão (PP), usou suas redes sociais na manhã desta quarta-feira para expor sua insatisfação com o PT e indicar uma mudança de lado na eleição estadual deste ano. Leão esperava assumir o Executivo em abril com a renúncia do governador Rui Costa (PT) para disputar vaga ao Senado, mas os planos foram por água abaixo após o senador petista Jaques Wagner anunciar na segunda-feira que Costa cumprirá o mandato até o fim e que o PT terá candidato próprio ao governo.

O PP, embora faça parte da coligação nacional do presidente Jair Bolsonaro, já havia acertado que apoiaria Wagner ao governo da Bahia, mas o senador petista desistiu de concorrer há duas semanas. Incomodado com as idas e vindas no debate sobre a sucessão estadual, o vice-governador Leão reclamou de Wagner e indicou o rompimento com o PT baiano após reunir-se em Brasília, nesta quarta, com o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), e com o ministro da Casa Civil, Ciro Nogueira (PP-PI), lideranças do PP e aliados de Bolsonaro.

"Após as declarações do senador Jaques Wagner, em entrevista no início da semana, descumprindo alinhamentos construídos fruto de amplo diálogo, o PP da Bahia precisa refletir sobre seu futuro nas eleições estaduais deste ano", publicou Leão.

Foto: Divulgação. 
O desentendimento pode desidratar o palanque do ex-presidente Lula (PT) e a candidatura do PT ao governo na Bahia. Em seus posts, Leão indicou que avalia uma candidatura própria do PP e também sugeriu um apoio a ACM Neto, pré-candidato ao governo pelo União Brasil, e rival do PT no estado.

Os movimentos podem impactar também a formação de um palanque para Bolsonaro na Bahia. O entorno do presidente vinha tentando uma aproximação com ACM Neto para ter seu apoio, mas o ex-prefeito de Salvador reluta em abrir seu palanque para presidenciáveis. Uma alternativa levantada pela equipe de Bolsonaro é incentivar uma candidatura de Leão ao governo.

"Estão sendo analisados alguns cenários. Um deles, o PP ter candidatura própria ao Governo da Bahia. O outro, compor com a chapa majoritária do ex-prefeito de Salvador e secretário Geral do União Brasil, ACM Neto", afirmou o vice-governador.

Em suas postagens nesta quarta-feira, Leão afirmou que esteve com o governador Rui Costa e também com o ex-presidente Lula nos últimos dias, e que conversará novamente com ambos antes de tomar sua decisão sobre as eleições. Antes do impasse envolvendo a sucessão de Costa, o vice-governador havia afirmado faria campanha para Lula na Bahia e que o ex-presidente trabalhava para manter a união da base governista no estado, que conta com siglas como PP e PSD. (*) Extra, via Yahoo

Compartilhe no Google Plus
    Faça seu comentario pelo Gmail
    Faça seu comentario pelo Facebook

0 comments:

Postar um comentário