NA UNALE: Camila vai representar a PB na Secretaria Nacional de Mulher e pautará debate sobre violência política

Foto: Divulgação / Ascom. 
A deputada estadual Camila Toscano (PSDB) vai representar a Paraíba na Secretaria de Mulher da União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (Unale). A parlamentar foi escolhida vice-presidente de Assuntos Políticos para a gestão 2022.

Camila, que se destacou nacionalmente colaborando para formulação de políticas públicas para a população feminina, informou que este ano quer priorizar o debate sobre a violência política contra mulheres. 

Pesquisa realizada pelo jornal O Globo revelou que  80,8% das deputadas federais e senadoras sofreram algum tipo de violência política de gênero durante o exercício do mandato. Entre elas, 54,8% entendem que foram violentadas dentro do próprio Parlamento.

A tucana lembrou que quer sugerir para as demais casas legislativas a apresentação de projetos no moldes da Lei nº 1.2021/21, de sua autoria, que cria o Estatuto da Mulher Parlamentar e Ocupante de Cargo ou Emprego Público no âmbito do Estado da Paraíba. A matéria tem o objetivo de criar mecanismos de prevenção, cuidados e responsabilização contra atos individuais ou coletivos de assédio e qualquer outra forma de violência política contra as mulheres, incluindo o exercício pleno de seus direitos dentro dos partidos políticos. 

“É necessário reconhecer a violência contra as mulheres na política como um evento real e grave, que gera inúmeras consequências para a representação política, fragilizando diretamente a nossa democracia. Quase que diariamente nós mulheres somos vítimas desse tipo de violência e quero levar esse debate para Unale, pois assim teremos mais espaço para tratar o tema e buscar soluções”, disse. 

Perfil – A deputada Camila Toscano foi eleita deputada estadual pela primeira vez em 2014, sendo em 2018, reeleita para a sua segunda legislatura. Natural de João Pessoa, com raízes familiares em Guarabira, no brejo paraibano, Camila é advogada e cresceu no meio da política acompanhando a atuação dos pais: a ex-deputada Léa Toscano e o ex-deputado e ex-prefeito Zenóbio Toscano. 

Atualmente, ela é vice-presidente do PSDB Estadual. Nacionalmente, fez parte do grupo de estudo da Unale que formulou políticas públicas para combater a violência contra a mulher. Ela integra a Rede de Ação Política pela Sustentabilidade (RAPS).

Compartilhe no Google Plus
    Faça seu comentario pelo Gmail
    Faça seu comentario pelo Facebook

0 comments:

Postar um comentário