Excessos no fim de ano podem causar problemas de saúde; confira as dicas para manter o equilíbrio alimentar

Foto: Nicole Machalou / Pixel. 
As festividades de fim de ano são marcadas por mesas fartas, repletas de alimentos saborosos, porém muito calóricos. A nutricionista do Sistema Hapvida, em João Pessoa, Sonalle Carolina ressalta que o excesso no consumo de fritura, gordura, açúcar e carboidratos em curto espaço de tempo pode gerar consequências à saúde e orienta moderação na hora de comer e beber. 

O exagero na ingestão dos alimentos pode causar dor abdominal, náuseas, vômitos, gases, diarreia, azia, dor de cabeça, além de agravar situações já existentes, como o aumento da pressão arterial, glicose, sem contar o aumento do peso corporal. 

“Os excessos tanto de comida quanto de bebida não fazem bem à saúde. É preciso entender que Natal tem todo ano, então as comidas que geralmente fazem parte das ceias de Natal e Ano Novo serão sempre as mesmas. Sendo assim, comer e beber com moderação é o melhor caminho quando se coloca a saúde em primeiro lugar”, destaca a nutricionista. 

A especialista orienta evitar consumo de bebidas com açúcar, como caipirosca e caipirinha ou nesses casos pedir ou fazer o preparo com adoçante. Recomenda ainda evitar frituras já que está ingerindo bebida com açúcar, e preferir o consumo de proteínas. 

“Já nas ceias é importante pensar no equilíbrio, ter o peru, chester, carne ou lombo, mas também ter uma salada, um salpicão light, ou seja, sem deixar de aproveitar as preparações desse momento, mas tudo com cautela”, orienta. (*) Ascom Hapvida

Compartilhe no Google Plus
    Faça seu comentario pelo Gmail
    Faça seu comentario pelo Facebook

0 comentários:

Postar um comentário