#Guarabira134anos: inaugurações e prestação de serviço estão entre as atividades do aniversário da cidade

O prefeito Marcus Diôgo, além de inaugurações de obras, deverá fazer assinaturas de ordens de serviço. Foto: Recorte / Facebook. 
Guarabira completará no próximo dia 26 de novembro, 134 anos de emancipação política, a data remete ao fato histórico de elevação de vila à categoria de cidade. Para celebrar a data, a Prefeitura estará realizando durante toda esta semana eventos culturais, esportivos, de lazer e prestação de serviços à comunidade, além de várias inaugurações e assinaturas de ordem de serviços.

No último dia 15, o primeiro evento foi promovido pela Secretaria Municipal de Esportes, o I Guarabike foi um sucesso e contou com a participação de diversos ciclistas da cidade e da região. Nos próximos dias haverá torneios e campeonatos esportivos no “O Zenobão” que passou recentemente por uma grande reforma e está sendo entregue à comunidade esportiva.

Ainda nas comemorações, haverá na próxima quinta-feira, dia 25, o lançamento do programa “Estação Cidadania”, cujo objetivo é levar a diversos bairros da cidade ações desenvolvidas pela Prefeitura, como cadastro em programa sociais, palestras, ações de cidadania, lazer, cultura, matriculas escolares, diálogo com a população e muitos outros serviços. O primeiro bairro a receber o projeto será o Residencial Jáder Pimentel, o mais novo da cidade, recém entregue à população.

“Comemoramos mais um aniversário da cidade com grandes presentes, são obras  e serviços que buscam dar mais qualidade de vida para a população que sabe que o trabalho continua. Este ano, mesmo com todas as limitações, fizemos programas de ações sociais junto ao CRAS, campeonatos esportivos, entregamos enxovais as mães cadastradas, realizamos o casamento coletivo, retornamos as aulas da rede municipal com escolas que passaram por reformas e ajustes para receber todos os alunos com segurança, iniciamos e estamos com uma média alta na campanha de vacinação contra a COVID-19, oferecemos diversos cursos à população durante todo este ano, em parceria com o SENAI/SEBRAE e tantos outros parceiros, estamos entrando no Fórum de Turismo do Brejo Paraibano com o objetivo de fortalecer o nosso turismo e dar mais visibilidade as nossas ações já desenvolvidas como o Festival Internacional de Arte Naif, realizado este ano em homenagem ao saudoso Zenóbio Toscano, os festivais culturais de teatro e de literatura e tantos outros. Este ano a cultura se reinventou e não parou ofertando à classe artística local “Lives” de qualidade mostrando a todos o seu trabalho, peças culturais e todo o apoio necessário no cadastro da Lei Aldir Blanc“, destacou o prefeito, que ainda enfatizou, “Temos muito o que comemorar, mesmo diante das dificuldades, erros e acertos, tivemos um ano de muito trabalho e esse trabalho é reconhecido pela população. Várias obras já estão em andamento por toda a cidade, como a conclusão do Parque do Poeta, iniciada no último mês, a Praça do Mutirão, e a do Complexo Municipal de Saúde, que foi retomada nas últimas semanas”.

No próximo dia 26, dia da emancipação, haverá a Cerimônia Solene de Hasteamento da Bandeira do Município, no Espaço Cívico, no centro da cidade e a entrega de diversas obras, a exemplo da Ponte Gilvando José (que liga os bairros do Nordeste II/Esplanada ao Antônio de Freitas/PB 057), entrega da Praça Hidelbrando Matias (Canal do Juá), Reforma do Ginásio “O Felintão” no bairro do Mutirão, entrega do calçamento de diversas ruas no Monte das Oliveiras e da Rua Padre Ibiapina, no centro da cidade, dentre outras.

A noite, uma missa na Igreja Catedral de Nossa Senhora da Luz, no centro da cidade, será celebrada em ação de graças pelo município.

CURIOSIDADES

Com exceção da capital paraibana, João Pessoa, que já nasceu como cidade, todos os outros municípios contam seu aniversário a partir de sua emancipação, todavia, é importante destacar que, a origem de Guarabira é muito mais antiga, segundo relatos históricos vem do ano de 1694, em terras do Engenho Morgado, pertencente a Duarte Gomes da Silveira, sendo assim, a “Rainha do Brejo” já possui mais de 300 anos de fundação. (*) PMG, site oficial.


Compartilhe no Google Plus
    Faça seu comentario pelo Gmail
    Faça seu comentario pelo Facebook

0 comments:

Postar um comentário