Guarabira: Prefeitura realiza homenagem aos profissionais de saúde, com hasteamento da bandeira do SUS

Foto: Codecom / PMG. 
A Prefeitura de Guarabira, por meio da sua Secretaria de Saúde, realizou na tarde desta segunda-feira, 13 de setembro, uma cerimônia de agradecimento a todos os profissionais de saúde do munícipio, que trabalharam desde os primeiros momentos da pandemia de coronavírus, registrado em março de 2020.

Na ocasião foi hasteada a bandeira do SUS no Espaço Cívico Municipal, localizado no centro da cidade.

Criado com a Constituição Federal de 1988, o SUS completa 32 anos em 2021. Entre os países com mais de 200 milhões de habitantes, o Brasil é o único que possui um sistema de saúde pública universal totalmente financiado pelo governo. Foi considerado o programa mais importante, inovador e ousado da redemocratização do País. Recentemente, tramita no Congresso Nacional um projeto de lei que transforma a bandeira do SUS em um símbolo nacional, passando a ser obrigatória sua utilização em todas as unidades de saúde, materiais e propagandas de comunicação. A cidade de Guarabira foi pioneira nesta homenagem.

“Foram dias de batalha, de lutas, de cansaço. Acertamos, erramos, seguimos em frente, todos nós entramos para a história, a pandemia deixou muitas sequelas nos corações de muitas famílias que perderam pessoas queridas a quem também aqui lembramos, mas também deixou no coração de todos um profundo e grande reconhecimento aos nossos profissionais de saúde”, destacou o prefeito Marcus.

A cerimônia ocorre na semana em que a Prefeitura realiza diversas programações de convivência e cuidados à saúde mental do servidor, em alusão ao “setembro amarelo”.

“Hoje é um dia muito especial, realmente de agradecimento, e fico muito feliz em estar vivenciando este momento. Agradecemos a todos os nossos profissionais: técnicos, enfermeiros, vacinadores, que vem trabalhando incansavelmente nesta pandemia. Esse é o verdadeiro SUS, o que temos e o que queremos, frisou a secretária de saúde Harlane Herculano.

Em ato bastante emocionante, também fez uso da palavra o vice-prefeito Wellington Oliveira, que no início da pandemia atuava como secretário de saúde, destacando as ações iniciais do combate à COVID-19 e os dias incertos que naquele momento vinha dos noticiários e das ruas. A coordenadora de atenção básica do munícipio, Fernanda Macedo, também destacou as ações de combate enquanto esteve à frente da pasta e reconheceu o trabalho de todos os profissionais antes, durante e na atualidade.

“Durante o mês de setembro, em parceria com todas as secretarias, vamos fazer uma semana de convivência com nossos servidores, buscando sempre a valorização da saúde mental dos nossos profissionais, visando isto, a Prefeitura irá realizar no fim do mês um workshop intitulado ‘HumanizAção: Valorizando a vida’, que ocorrerá nos dias 20 a 24 de setembro no SESC Guarabira. Para isso todos devem procurar os seus secretários e/ou coordenadores para saber como se inscrever”, enfatizou a secretária de planejamento e primeira dama Verônica Diôgo. (*) Com PMG






Compartilhe no Google Plus
    Faça seu comentario pelo Gmail
    Faça seu comentario pelo Facebook

0 comentários:

Postar um comentário