Justiça do RJ dá 48 horas para CBF explicar por que seleção não usa o número 24

Ação é movida pelo Grupo Arco Íris de Cidadania LGBT; CBF informou que prepara os esclarecimentos. 

Foto: Francisco Stucker / Fotorarena / Estadão Conteúdo. 
O Tribunal de Justiça do Rio deu prazo de 48 horas para a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) explicar o motivo de a seleção brasileira ser a única que disputa a Copa América a não usar o número 24 para identificar seus jogadores. A decisão é do juiz Ricardo Cyfer, da 10ª Vara Cível, que também fixou multa diária de R$ 800, que incidirá pelo prazo de 30  dias, podendo ser renovada e/ou majorada, caso a confederação não responda. 

Por nota, a CBF informou que ainda não foi notificada sobre o prazo de 48 horas, mas que está ciente da ação, e que a defesa está preparando os devidos esclarecimentos solicitados. 

A ação foi movida pelo Grupo Arco Íris de Cidadania LGBT - associação sem fins lucrativos que representa os direitos da comunidade LGBTQIA+. Na petição, apresentada pelo advogado Carlos Nicodemos, o grupo questiona "o fato de a numeração da seleção brasileira pular o número 24, considerando a conotação histórica cultural envolta nesse número de associação aos gays deve ser entendido como uma clara ofensa à comunidade LGBTI+ e como uma atitude homofóbica.”

No documento, o Grupo Arco Íris de Cidadania LGBT também reafirma a necessidade de o esporte, sobretudo os tradicionais do universo masculino, atuarem na luta contra o preconceito à comunidade LGBTQIA+. 

“Da mesma forma, tem se mostrado cada vez com maior clareza o importante papel que a adoção de medidas afirmativas no âmbito das práticas esportivas exercem para o incremento dessa luta, com ênfase para aqueles esportes tradicionalmente considerados no universo masculino", destacou o grupo. 

Confira as perguntas que a CBF precisará responder:

A não inclusão do número 24 no uniforme oficial nas competições constitui uma política deliberada da interpelada?

Qual o departamento dentro da interpelada que é responsável pela deliberação dos números no uniforme oficial da seleção?

Em caso negativo, qual o motivo da não inclusão do número 24 no uniforme oficial da interpelada?

Existe alguma orientação da Fifa ou da Conmebol sobre o registro de jogadores com o número 24 na camisa?

Quais as pessoas e funcionários da interpelada que integram este departamento que delibera sobre a definição de números no uniforme oficial?  (*) CNN


Compartilhe no Google Plus
    Faça seu comentario pelo Gmail
    Faça seu comentario pelo Facebook

0 comments:

Postar um comentário