Zhurong deixa módulo de pouso em Marte. Foto: Twitter / CNSA. |
De acordo com a Administração Espacial Nacional da China, o rover tocou a superfície marciana às 23h40 (horário de Brasília).
Planeja-se que o rover Zhurong – nomeado assim em homenagem ao deus do fogo na antiga mitologia chinesa – estudará a estrutura geológica, o meio ambiente, a atmosfera e a água de Marte durante um mínimo de 90 dias.
Na semana passada, o aparelho se separou da sonda Tianwen-1 e desceu até a superfície do planeta, na parte sul da maior planície no hemisfério norte de Marte, a Utopia Planitia. A descida através da atmosfera marciana se prolongou por cerca de nove minutos e se completou de forma automática, sem controle a partir da Terra.
A sonda Tianwen-1 foi lançada em um foguete Long March-5 no dia 23 de julho de 2020 a partir do Centro de Lançamento de Satélites de Wenchang, província de Hainan, no sul da China. (*) Sputnik Brasil
Rover chinês Zhurong deixou o módulo de pouso em Marte e está se movendo na superfície marciana, de acordo com a CNSA. Fotos tiradas pela câmera traseira de proteção contra perigos, das redes sociaisImages from CNSA: pic.twitter.com/0E74bCr0U8
— Yong Xiong (@yongxiong2008) May 22, 2021
0 comments:
Postar um comentário