Rover chinês Zhurong inicia exploração de Marte

Zhurong deixa módulo de pouso em Marte. Foto: Twitter / CNSA. 
Na sexta-feira (21), o rover Zhurong abandonou com sucesso o módulo de pouso e começou sua missão de exploração do Planeta Vermelho, anunciou a agência espacial chinesa, a CNSA.

De acordo com a Administração Espacial Nacional da China, o rover tocou a superfície marciana às 23h40 (horário de Brasília).

Planeja-se que o rover Zhurong – nomeado assim em homenagem ao deus do fogo na antiga mitologia chinesa – estudará a estrutura geológica, o meio ambiente, a atmosfera e a água de Marte durante um mínimo de 90 dias.

Na semana passada, o aparelho se separou da sonda Tianwen-1 e desceu até a superfície do planeta, na parte sul da maior planície no hemisfério norte de Marte, a Utopia Planitia. A descida através da atmosfera marciana se prolongou por cerca de nove minutos e se completou de forma automática, sem controle a partir da Terra.

A sonda Tianwen-1 foi lançada em um foguete Long March-5 no dia 23 de julho de 2020 a partir do Centro de Lançamento de Satélites de Wenchang, província de Hainan, no sul da China. (*) Sputnik Brasil

Rover chinês Zhurong deixou o módulo de pouso em Marte e está se movendo na superfície marciana, de acordo com a CNSA. Fotos tiradas pela câmera traseira de proteção contra perigos, das redes sociais
Compartilhe no Google Plus
    Faça seu comentario pelo Gmail
    Faça seu comentario pelo Facebook

0 comentários:

Postar um comentário