Foguete chinês: detritos devem entrar na atmosfera até madrugada deste domingo

Previsão do Centro de Reentrada Orbital e Estudos de Detritos é que restos do foguete caiam em algum lugar perto da Ilha Norte da Nova Zelândia. 

Foto: Reprodução / Reuters. 
Os destroços do maior foguete da China lançado na semana passada devem reentrar na atmosfera da Terra na noite deste sábado (8) ou na madrugada de domingo, disse um centro de pesquisa e desenvolvimento com foco espacial financiado pelos Estados Unidos.

O Ministério das Relações Exteriores da China disse na sexta-feira (7) que a maioria dos destroços do foguete será queimada na reentrada e é altamente improvável que cause qualquer dano, depois de militares dos EUA afirmarem que a “reentrada descontrolada” estava sendo rastreada pelo Comando Espacial do país.

Em um tuíte publicado na noite de sexta-feira, a Aerospace Corporation disse que a última previsão para a reentrada do corpo do foguete Longa Marcha 5B feita pelo Centro de Reentrada Orbital e Estudos de Detritos (CORDS) era de 4h19 GMT de domingo (1h19 em Brasília).

A última previsão do CORDS para o local de reentrada do corpo do foguete era algum lugar perto da Ilha Norte da Nova Zelândia. O centro ressaltou, porém, que a reentrada era possível em qualquer lugar ao longo de caminhos que cobriam grandes áreas do globo.

O Longa Marcha 5B – compreendendo um estágio central e quatro propulsores – decolou da ilha chinesa de Hainan em 29 de abril com o módulo não tripulado Tianhe, que contém o que se tornará alojamentos em uma estação espacial chinesa permanente.

A família de foguetes Longa Marcha 5 tem sido parte integrante das ambições espaciais de curto prazo da China – desde a entrega de módulos e tripulação de sua planejada estação espacial até o lançamento de sondas exploratórias para a Lua e até para Marte.

O Longa Marcha lançada na semana passada foi a segunda implantação da variante 5B desde seu voo inaugural em maio do ano passado.

O astrofísico de Harvard Jonathan McDowell disse anteriormente que há uma chance de que pedaços do foguete possam cair sobre a Terra, talvez em uma área povoada, como em maio de 2020, quando pedaços da primeira unidade do Longa Marcha 5B atingiram a Costa do Marfim, danificando vários edifícios, embora nenhum ferido tenha sido relatado.

Resíduos de lançamentos de foguetes chineses não são incomuns na China. No final de abril, as autoridades da cidade de Shiyan, na província de Hubei, emitiram um aviso às pessoas do condado vizinho para se prepararem para a evacuação, já que se esperava que algumas peças caíssem na área.

"A reentrada Longa Marcha 5B é incomum porque durante o lançamento, o primeiro estágio do foguete atingiu a velocidade orbital em vez de cair para baixo como é prática comum", disse a Aerospace Corporation, em seu blog.

"O corpo vazio do foguete está agora em uma órbita elíptica ao redor da Terra, onde está sendo arrastado para uma reentrada descontrolada."

O estágio vazio tem perdido altitude desde a semana passada, mas a velocidade de sua decadência orbital permanece incerta devido a variáveis atmosféricas imprevisíveis. Esse é um dos maiores detritos espaciais a reentrar na Terra, com 18 toneladas.

O estágio central do primeiro Longa Marcha 5B que retornou à Terra no ano passado pesava quase 20 toneladas, superado apenas pelos destroços do ônibus espacial Columbia, em 2003, da estação espacial Salyut 7 da União Soviética, em 1991 e do Skylab da Nasa, em 1979. (*) CNN Brasil, com Reuters

Compartilhe no Google Plus
    Faça seu comentario pelo Gmail
    Faça seu comentario pelo Facebook

0 comments:

Postar um comentário