Frigorífico de Caprinos e Ovinos que custou 1,5 mi está abandonado em Monteiro, e deputado cobra do Estado recuperação

Equipamento foi construído pelo Estado em 2008 e até o momento não foi colocado em funcionamento, denuncia Tovar Correia Lima. 

Tovar Correia Lima (PSDB) apela que governo do Estado recupere e ponha para funcionar frigorífico em Monteiro. Foto: Divulgação / Ascom.  
O deputado estadual Tovar Correia Lima (PSDB) apresentou na Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) apelo ao secretário de Estado do Desenvolvimento da Agropecuária e da Pesca, Efraim Moraes, para que viabilize com urgência a recuperação e funcionamento do Abatedouro e Frigorífico de Caprinos e Ovinos do município de Monteiro. Ele foi construído pelo Estado em 2008 e até o momento não foi colocado em funcionamento. 

“É inadmissível que o Governo do Estado não tenha inaugurado e colocado em funcionamento o abatedouro, que levou dois anos para ser construído e equipado, estando agora, mais de 10 anos depois, ainda fechado e abandonado. O investimento foi de R$ 1,5 milhão e poderia estar sendo utilizado para gerar emprego e renda e otimizar o abate de animais. A estrutura segue todos os padrões internacionais”, destacou o deputado. 

De acordo com Tovar, o equipamento foi entregue com toda sua estrutura pronta e equipado para entrar em funcionamento, mas hoje encontra-se sucateado. “Não há dúvida que o Abatedouro fortaleceria enormemente a cadeia produtiva de caprinos e ovinos de todo o Cariri, gerando emprego e renda e impulsionando a economia da região”, afirmou. 

O Abatedouro e Frigorífico de Caprinos e Ovinos do município de Monteiro foi construído pelo Estado em 2008 e tem capacidade para abater 120 animais por dia e tinha o objetivo de explorar o segmento de cortes especiais destinados a mercados consumidores seletos. O matadouro, segundo o projeto, também receberia caprinos e ovinos de criadores de outros estados nordestinos. 

Mesmo o município de Monteiro tendo um rebanho considerado grande de 32.304 caprinos e 22.968 ovinos, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Abatedouro e Frigorífico de Caprinos e Ovinos se torna importante para todo o estado da Paraíba, pois beneficiará outras regiões com os serviços disponibilizados no local. (*) Com Assessoria.

Compartilhe no Google Plus
    Faça seu comentario pelo Gmail
    Faça seu comentario pelo Facebook

0 comments:

Postar um comentário