Guarabira: Secretaria de Saúde faz balanço dos primeiros dias da nova gestão

Reuniões, encontros, relatórios e muito planejamento marcaram os primeiros dias da nova gestora da pasta. 

Foto: Divulgação / Ascom SMS PMG. 
O ano de 2021 começou com intenso trabalho na Secretaria de Saúde do município de Guarabira. Em mais um ano com a pandemia da Covid- 19, as equipes de saúde da maior cidade da região, praticamente não tiveram descanso. Foram dias de muito planejamento e trocas de experiência com a secretária da pasta, Harlanne Herculano Marinho, e com o prefeito Marcus Diogo, que esteve pessoalmente participando de reuniões na sede da Secretaria.

A nova Secretária de Saúde de Guarabira é graduada em Farmácia pela Universidade Federal da Paraíba. A gestora da pasta tem larga experiência na área de Saúde Coletiva, Saúde da Família e Política de Gestão. Ela atuou também, como tutora-apoiadora, no Curso de Qualificação dos Gestores do SUS na Paraíba e tem também diversas especializações e cursos na área de saúde. O rico currículo da secretária Harlanne só tem facilitado o diálogo com todos os profissionais de saúde do município.

Nas duas primeiras semanas do ano, foram muitos os contatos da secretária com todas as equipes de trabalho e profissionais da SMS. Ela conheceu também toda estrutura funcional da pasta e fez inúmeras reuniões voltadas para o planejamento do trabalho e ações para este ano de 2021. Destacando-se as seguintes reuniões:

– Reunião com o Prefeito Marcus Diogo planejando as estratégias para a implantação do PEC nas UBS’s com foco no Previne Brasil.

– Recebeu as Coordenadoras de Média e Alta Complexidade e Atenção Primária. A gestão terá foco na organização de Rede de Atenção a Saúde.

– Esteve em reunião com a Equipe de Atenção Básica, para discutir a implantação do Plano de Territorialização e Distritalização de Guarabira. E o fortalecimento da Atenção Básica.

– Reunião com os Agentes de Endemias em uma troca de saberes para implantação do Plano da Esporotricose com foco no levantamento do perfil epidemiológico, integrando a Vigilância Ambiental, Epidemiológica, Sanitária e Atenção Básica.

– Reunião com multiprofissionais da Atenção Básica com acolhimento e direcionamento de ações de prevenção e promoção da saúde.

– Encontro com a Equipe de Enfermagem para organização do processo de trabalho e o fortalecimento das ações de assistência em saúde.

– 1º Reunião ordinária do Conselho Municipal de Saúde onde se debateu o Plano de distritalização de Guarabira, as ações e serviços no enfrentamento da COVID- 19, as diretrizes da nova gestão, entre outras pautas.

– Reuniões para os encaminhamentos dos processos licitatórios para garantir o acesso da população aos serviços de saúde.

-Participação em reunião de imunização com a Coordenação Estadual do Programa de Imunizações sobre orientação para construção do Plano Municipal para Implantação da Vacina contra o Covid-19.

Em todas as reuniões e encontros que participou, nas duas últimas semanas, a secretária Harlanne Herculano Marinho, fez questão de mostrar que o foco central e principal da gestão é o trabalho voltado, principalmente, para os que mais precisam. Com serviços e ações organizados, planejados, com controle de gastos e direcionados a toda população guarabirense.(*) Ascom SMS PMG

Compartilhe no Google Plus
    Faça seu comentario pelo Gmail
    Faça seu comentario pelo Facebook

0 comments:

Postar um comentário