Agricultura Familiar: Projeto de Camila cria o Programa Estadual Jovem Empreendedor Rural na Paraíba

Foto: Divulgação / Ascom. 
O projeto de Lei 2.198/20, de autoria da deputada Camila Toscano (PSDB), encontra-se em tramita na Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) e institui o Programa Estadual Jovem Empreendedor Rural. O objetivo da iniciativa é beneficiar com capacitação jovens empreendedores com idade entre 16 a 29 anos que atuam no meio rural e que possuam baixa renda familiar. 

“Com esse programa poderemos capacitar os jovens para que sejam líderes empreendedores, estimulando o negócio cooperativo e possibilitar o acesso ao crédito orientado para que possam transformar pequenas propriedades familiares em unidades produtivas e competitivas”, defendeu Camila. 

De acordo com a deputada, alguns princípios devem ser observados para participação no Programa Estadual Jovem Empreendedor como: a elevação da escolaridade do jovem empreendedor do campo; a capacitação e formação do jovem empreendedor do campo mediante a difusão do conhecimento tecnológico e das inovações voltadas para o meio rural; o desenvolvimento sustentável; a cooperação entre as diferentes esferas do poder público, o setor empresarial e demais segmentos da sociedade, com fim de estimular as iniciativas dos jovens do campo. 

Camila destacou ainda que o Programa Estadual Jovem Empreendedor visa preparar o jovem para exercer papel estratégico de agente do desenvolvimento rural. Para isso, a parlamentar observou alguns objetivos como: Fomentar a transformação de jovens líderes empreendedores; potencializar a ação produtiva na agricultura familiar; estimular a elaboração de projetos produtivos; ampliar competências e práticas de gestão; incentivar o desenvolvimento de competências; estimular a estratégia de governança na sucessão familiar; ampliar a compreensão do desenvolvimento rural sustentável; e despertar nos jovens o interesse pelo negócio cooperativo.


Compartilhe no Google Plus
    Faça seu comentario pelo Gmail
    Faça seu comentario pelo Facebook

0 comments:

Postar um comentário