Campinense bate o Sousa nos pênaltis e vai à final do Paraibano 2020

O Campinense está na final do Campeonato Paraibano de 2020. Pelo terceiro ano seguido. Na noite desta terça-feira, a Raposa recebeu o Sousa no Estádio Amigão e, depois de um empate sem gols no tempo normal, fez 5 a 4 nas penalidades máximas, eliminou o Dinossauro e se garantiu na decisão estadual. Agora, o Rubro-Negro aguarda a definição do seu adversário na final, que vai sair do duelo entre Treze e Botafogo-PB, marcado para esta quarta-feira.
Campinense 0 (5) x (4) 0 Sousa. Estádio Almeidão, Campina Grande. Foto: GloboEsporte.com. 
O Sousa foi melhor na primeira etapa: colocava a bola no chão, trocava passes, aproximava as linhas, organizava melhor as jogadas. Já o Campinense, com muita dificuldade para organizar a trama ofensiva, em alguns momentos investiu na ligação direta, que não funcionava. Os dois times, no entanto, tinham algo em comum: ambos estavam mal demais no último passe e na finalização derradeira. O lance de maior perigo na primeira etapa foi já aos 45 minutos, quando o Dinossauro conseguiu uma bola na trave, mas numa jogada que acabou sendo anulada por falta do ataque alviverde. Na segunda etapa, o cenário não mudou muito. Apesar do maior equilíbrio, as duas equipes seguiram pouco efetivas no ataque, com baixa produção criativa, e os dois goleiros foram meros espectadores até o fim do tempo normal. Mas um deles teria o seu destaque nas penalidas máximas, uma vez confirmado o 0 a 0 dentro dos 90 minutos.

Foi o Sousa quem iniciou as cobranças. Téssio abriu o placar, e Bismarck empatou para o Campinense. Aí Rodrigo Poty foi para a segunda cobrança do Dinossauro, e o goleiro Wellington Lima fez a defesa, dando à Raposa a chance de saltar à frente no placar; e conseguiu, com Rômulo convertendo sua cobrança: Campinense 2, Sousa 1. Daí até o fim, todos marcaram. Júnior Paraíba, Rafinha e Gledson para o Sousa. Matheus Camargo, Juliano e, por fim, Rafael Ibiapino para o Campinense, garantindo a eliminação do Dinossauro e a classificação da Raposa para a sua terceira final seguida de Campeonato Paraibano.

O adversário do Campinense na final do Campeonato Paraibano vai sair do duelo entre Treze e Botafogo-PB, nesta quarta-feira. No jogo de ida, o Belo venceu o Galo por 2 a 0. Agora, os trezeanos precisam vencer por três ou mais gols de diferença se quiserem se classificar de forma direta; se vencerem por margem de apenas dois, a disputa vai para os pênaltis. Já os botafoguenses podem até perder por um gol de diferença que, ainda assim, se classificam para enfrentar a Raposa na final. Os dois jogos da decisão estão marcados para os dois próximos sábados, dias 8 e 15.

Ao se classificar para as semifinais, o Campinense já havia garantido uma vaga na Série D do Brasileiro de 2021. E agora, chegando à decisão, carimbou seu passaporte também para a Copa do Brasil do próximo ano, competição que vai disputar pela terceira vez seguida. Se for campeão, o Rubro-Negro vai se classificar também diretamente para a fase de grupos da Copa do Nordeste de 2021. Caso seja vice perdendo para o Botafogo-PB na decisão, então vai para a fase preliminar do Nordestão. E, se for vice perdendo para o Treze na final, então não disputará a competição regional no próximo ano.

Prêmio de consolação ao Dino
Após vender caro a classificação à final do Campeonato Paraibano, o Sousa se despede da competição de cabeça erguida. E com um prêmio que tem muito valor. Por ter chegado às semifinais, o Dinossauro garantiu vaga na Série D do Brasileiro do próximo ano. Pelo regulamento do estadual, campeão e vice vão para a competição nacional, mas, como dois outros semifinalistas - Botafogo-PB e Treze - já disputam a Série C, as vagas na D ficaram para os dois semifinalistas restantes, ou seja, Sousa e Campinense. (*) GloboEsporte.com

Compartilhe no Google Plus
    Faça seu comentario pelo Gmail
    Faça seu comentario pelo Facebook

0 comments:

Postar um comentário