Batata gigante, com mais de 13 quilos, vira atração no interior da Paraíba

Um agricultor da cidade de Assunção, no Cariri do estado, exibiu o tubérculo de 13 quilos com orgulho. 

Foto: Reprodução / Redes Sociais. 
Um agricultor que mora na cidade de Assunção, no Cariri paraibano, colheu uma batata doce com mais de 13 quilos. Jorge Moreira de Araújo disse que planta batata há muitos anos e que ficou surpreso com o tamanho dessa.

Os familiares do agricultor informaram que a batata doce está atraindo curiosos e virou atração no sítio onde a família mora.

Um dos principais fatores que podem ter afetado o crescimento de "batatas gigantes", de acordo com Adalton Fernandes, agrônomo da Unesp, é a idade da planta no campo. "Provavelmente essas plantas ficaram por muito tempo no campo e por isso que as batatas cresceram dessa forma, a tendência é de que quanto mais ela fica na terra mais ela cresça. A planta não morre depois da colheita e segue produzindo por mais de um ciclo", informou.

Além dessa, há uma outra possibilidade para casos mais exagerados. "Também o que pode interferir é um número de batatas por planta. Em geral uma planta produz entre 3 e 7 tubérculos, só que às vezes dá um só, ou seja, ela põe toda energia em uma raiz", disse.

Uma batata gigante, de acordo com o especialista, tem mais fibras e mais matéria seca. Ela é melhor para ser aproveitada na produção de farinhas e de polvilho, por exemplo. (*) T5

Compartilhe no Google Plus
    Faça seu comentario pelo Gmail
    Faça seu comentario pelo Facebook

0 comments:

Postar um comentário