Morre aos 74 anos o prefeito de Guarabira, Zenóbio Toscano, após não resistir as ações de novo AVC

O prefeito de Guarabira, Zenóbio Toscano. Foto: Recorte / Facebook. 
O prefeito de Guarabira, Zenóbio Toscano (PSDB), morreu no começo da tarde deste domingo (14) no hospital da Unimed em João Pessoa.  De acordo com publicação feita de manhã pela sua filha, a deputada Camila Toscano, o seu pai sofreu um AVC (Acidente Vascular Cerebral), sendo do tipo hemorrágico, e encontrava-se em estado de coma naquela unidade hospitalar. Ele foi internado na semana passada e testou positivo para coronavirus, mas se recuperava bem, como vinha noticiando a sua esposa, a primeira-dama Léa Toscano.

“Ele era marido amoroso, pai dedicado, avô afetuoso e exemplo de homem público, que muito colaborou para o desenvolvimento da nossa Paraíba. Neste momento de dor, nos orgulha dizer que Zenóbio deixa um legado por todo o trabalho que desenvolveu para que nosso Estado tivesse dias melhores, com mais igualdade. Tudo isso sem descuidar da família e sem deixar de dar atenção aos amigos. Queremos agradecer a todos pelas orações e o apoio dado a nossa família durante todo o tempo em que Zenóbio Toscano esteve doente. Não Temos palavras para agradecer tamanho carinho por ele e por todos nós da família. Este é um momento de muita tristeza para todos nós, pois perdemos uma pessoa querida, que amamos e que nos serve de inspiração todos os dias", diz a deputada Camila Toscano, em nota publicada nas redes sociais.

Zenóbio estava licenciado das suas funções laborais há mais de 1 ano, após sofrer AVCI (Acidente Vascular Cerebral Isquêmico). O município vem sendo gerido pelo o vice-prefeito Marcus Diogo (PSDB), o qual se encontra no exercício do cargo de prefeito. E deve assumir, conforme a legislação, a titularidade do executivo guarabirense em definitivo, até o final do mandato.

Amigos e correligionários lamentam o falecimento de Zenóbio. O corpo do mesmo será cremado ainda neste domingo, de acordo com informações de Marcus Diogo por telefone à rádio Constelação FM de Guarabira.

O Engenheiro Civil Zenóbio Toscano de Oliveira, nasceu em Ingá, em 04 de setembro de 1945, filho de Edvardo Toscano de Oliveira e Maria do Carmo Torres Toscano. É casado com a ex-deputada estadual Maria Hailéa Araújo Toscano, pai de quatro filhos; Vanina, Camila, Tiago e Danielle.

Carreira política
Zenóbio começou sua vida pública sendo prefeito da cidade de Guarabira. Em 15 de novembro de 1982 foi eleito com 50,44% dos votos válidos, na disputa ao lado de Jáder Pimentel - PDS (49,09%) e Ademir Leal - PT (0,47%). Desde então, adotou como mascote de campanha eleitoral, a figura de um gato preto, como era chamado carinhosamente pelos seus correligionários.

Em 1990 concorre pela primeira vez a deputado estadual na Paraíba pelo PMDB, conseguindo a expressiva votação de 14.936 votos, sendo o oitavo mais votado do pleito.

Em 03 de outubro de 1994 é eleito mais uma vez deputado estadual com a votação de 34.837 sendo o deputado mais votado do estado.

Em 04 de outubro de 1998 Zenóbio conquista mais uma vez uma vaga na Assembleia Legislativa do Estado. O pleito de 98 foi marcado por uma grande polêmica: Em 27 de abril de 1999 foram realizadas recontagem dos votos de Deputado Federal e Deputado Estadual nos municípios que integram a 10 ª Zona Eleitoral: Guarabira, Cuitegi (hoje não integra mais), Pilõezinhos e Araçagi. Apesar da recontagem e da anulação de alguns votos, Zenóbio não perdeu sua vaga.

Em 2001, Zenóbio deixa o PMDB e filia-se ao PSDB.

Em 06 de outubro de 2002 é eleito para seu quarto mandato como deputado estadual na Paraíba.

Em 2006 é novamente o mais votado do Estado, para deputado, com a votação de 38.265 votos. Foi a última vez que Zenóbio disputou o cargo de deputado estadual.

Prefeito de Guarabira
Em 7 de outubro de 2012 foi eleito, mais uma vez, prefeito de Guarabira para o mandato de 2013 - 2016 eleito com dezesseis mil votos. 

Em 2 de outubro de 2016 foi reeleito prefeito de Guarabira para o mandato de 2017-2020 com 15.609 votos, derrotando novamente seu adversário de 2012, Josa da Padaria que concorria pelo PSB e a ex-prefeita do município Fátima Paulino (PMDB).

Outras Funções Públicas
Zenóbio Toscano foi Secretário de Estado da infraestrutura no Governo de Ronaldo Cunha Lima e Presidente da Companhia Paraibana de Gás -PBGás no Governo de Ricardo Coutinho, em 2011, além de fazer parte da Equipe de Transição do Governo.

Compartilhe no Google Plus
    Faça seu comentario pelo Gmail
    Faça seu comentario pelo Facebook

0 comments:

Postar um comentário