PF cumpre mandados em operação de combate à corrupção em Cruz do Espírito Santo, PB

A prefeitura de Cruz do Espírito Santo foi o alvo da operação. Foto: Divulgação / PF-PB. 
A Polícia Federal cumpriu três mandados de busca e apreensão na manhã desta quarta-feira (29), em Cruz do Espírito Santo, durante a Operação Holerite, para combater crimes de corrupção ativa e passiva no âmbito da Prefeitura de Cruz do Espírito Santo. A operação aconteceu em conjunto com a Controladoria-Geral da União (CGU) e auxílio da Caixa Econômica Federal.

A operação contou com a participação de 20 policiais federais, sendo realizado o cumprimento dos mandados de busca e apreensão na residência do investigado, em uma empresa, bem como na Prefeitura de Cruz do Espírito Santo. As ordens foram expedidas pelo Tribunal Regional Federal da 5ª Região.

A investigação iniciou com o objetivo de reprimir fraudes na obtenção de empréstimos consignados perante à Caixa Econômica Federal, por meio de contra-cheques ideologicamente falsos, mediante indicação de rendimentos superiores à renda efetivamente recebida pelos servidores.

Desta forma, era possível aumentar a margem consignável dos empréstimos, gerando dívidas superiores ao permitido.

Ocorre que, com o aprofundamento da investigação, verificou-se que parte dos valores, na ordem de aproximadamente R$ 386,8 mil, foram sacados pelos servidores e repassados ao gestor municipal e ao correspondente bancário responsável pela operacionalização dos empréstimos.

O nome da operação, Holerite, é uma alusão aos valores que saíam das contas dos servidores e eram entregues ao gestor municipal. (*) G1 PB

Compartilhe no Google Plus
    Faça seu comentario pelo Gmail
    Faça seu comentario pelo Facebook

0 comments:

Postar um comentário