Ingestão de água e consumo de frutas são essenciais para manter o corpo hidratado durante a folia

ALÉM DO CARNAVAL - Destino escolhido, roupas e fantasias sendo preparadas. A contagem regressiva para uma das maiores festas no Brasil já começou. Seja na avenida onde desfilam as tradicionais escolas de samba ou nas ruas que reúnem os foliões atrás de um trio elétrico ou sob o comando de uma orquestra de frevo, a verdade é que com as altas temperaturas é impossível curtir o carnaval sem ser acompanhado de uma bebida bem geladinha. Mas se engana quem acredita que toda e qualquer bebida é capaz de manter um corpo folião hidrato durante cinco dias de festa. Quem assegura isto, é o nutricionista do Hapvida em João Pessoa, Danilo Machado.

“Bebidas como cerveja, cachaça, drinks, entre outras tão comuns durante os festejos carnavalescos não são capazes de manter a hidratação adequada ao organismo humano, mesmo passando a falsa sensação de hidratação. Na verdade, elas acabam tendo alguns componentes nutricionais que provocam efeitos adversos ao corpo humano. A cerveja, por exemplo, tem uma quantidade de caloria muito elevada e açúcar presente na sua composição, logo ela desidrata e engorda”, assegura o especialista.

De acordo com o nutricionista, o mesmo acontece também com sucos industrializados, energéticos e refrigerantes (mesmos os lightes) que apresentam uma quantidade de acidulantes (ubstâncias adicionadas a gêneros alimentícios com a função de intensificar o gosto ácido), conservantes e calorias extras na sua composição e acaba causando efeitos indesejáveis como desidratação, aumento do peso corporal, protuberância abdominal e até mesmo desconfortos intestinais.

Danilo explica que o organismo humano é composto de 45% a 75% de água. Sendo assim, o folião que se preza precisa compreender que a ingestão de água é fundamental para o bem-estar, principalmente em dias de festas. Mas, além da água existem outros líquidos que contribuem para quem quer cair na folia pule os cinco dias de festa sem perder o ritmo, o compasso e, claro, distribuindo saúde pela via da alegria.

“A água de coco é uma das bebidas que auxiliam no processo de hidratação, pois além de reter líquido possui sódio, potássio, sais minerais e magnésio, que ajudam na hidratação do corpo. Sucos naturais, que são ricos em vitaminas e minerais também ajudam. O isotônico também contribui, mas é preciso estar atento para que não seja consumido de forma exagerada, pois este pode engordar e sobrecarregar os rins”, orienta.

No caso dos sucos, Danilo Machado recomenda que estes sejam consumidos sem a adição de açúcar, para que assim se aproveite o máximo de seus benefícios. Além disso, é importante que o consumo seja logo após o preparo, tendo em vista que, quanto mais tempo guardado, mais nutrientes serão perdidos.

Passando pela avenida hidratado – O nutricionista do Hapvida, Danilo Machado, deixa algumas dicas para que o folião mantenha o sorriso no rosto, a alegria no pé e a as
1. É preciso lembrar sempre que não se pode chegar ao ponto de sentir sede, pois isso é indicação de corpo desidratado;
2. É necessário saber que existe uma quantidade mínima de ingestão hídrica indispensável para o bom funcionamento do corpo e que o indicado é de no mínimo dois litros de água por dia, de forma fracionada;
3. Ter uma garrafa pode ajudar no controle da ingestão de água, além da utilização de aplicativos para lembrar sempre o horário pra beber;
4. Consumir alimentos ricos em água como frutas (melancia, melão, abacaxi, laranja coco) e verduras, dar atenção aos sucos, chás, leites e sopas como também evitar o consumo excessivo de sal. (*) Ascom 

Compartilhe no Google Plus
    Faça seu comentario pelo Gmail
    Faça seu comentario pelo Facebook

0 comments:

Postar um comentário