#TBT: primeira eleição para prefeito de Zenóbio completa 37 anos e ‘gato preto’ relembra momento com foto de campanha

Foto de campanha de Zenóbio, para prefeito, em 1982. Reprodução. 
O prefeito licenciado Zenóbio Toscano (PSDB) foi mais um a entrar na moda do #TBT nas redes sociais, pelo menos é que mostra o seu perfil do Instagram e a Fan Page, no Facebook. Às quintas-feiras, internautas tiram um tempinho para recordar momentos passados através de vídeos curtos ou fotografias. Nessa quinta-feira (21) ZT relembrou postando uma foto sua de campanha, de quando foi eleito, pela primeira vez, prefeito de Guarabira, em 15 de novembro de 1982 – e completou exatos 37 anos na última sexta-feira (15).


Em 1982, o engenheiro civil Zenóbio Toscano foi eleito prefeito de Guarabira, pelo PMDB, com 50,44% dos votos válidos, contra Jáder Pimentel – PDS (49,09%) e Ademir Leal – PT (0,47%). Foi a partir daí que Toscano passou a ser chamado pelo carinhoso pseudônimo de ‘gato preto’, adotado até hoje como mascote de campanha.

Após 30 anos, ele decidiu disputar novamente a Prefeitura de Guarabira e voltou a se eleger prefeito do município, agora pelo PSDB, em outubro de 2012, obtendo 16 mil votos, contra o então vice-prefeito Josa Padaria (PMDB) que estava na condição de gestor interino do município. 

Nas últimas eleições municipais (2016), o tucano Zenóbio se reelegeu chefe do executivo guarabirense, com 15.609 votos, derrotando a ex-prefeita Fátima Paulino (PMDB) e o ex-vice-prefeito Josa da Padaria (PSB).

Vale destacar que após deixar a PMG de 83/86, ele se candidatou e se elegeu deputado estadual - 1990 (PMDB), e foi reeleito por quatro vezes à Assembleia Legislativa - 1994 e 1998 (PMDB) - 2002 e 2006 (PSDB). Sendo por duas vezes o deputado mais votado do Estado. Ainda esteve secretário de Infraestrutura nos governos de Ronaldo e de Cássio Cunha Lima, respectivamente. Além de diretor da PBGás, no começo do 1º governo de Ricardo Coutinho.

Atualmente, Zenóbio Toscano, encontra-se licenciado das sua funções laborais, por estar se recuperando dos efeitos de um AVCI (Acidente Vascular Cerebral Isquêmico) sofrido em maio deste ano. Por tal motivo, o município vem sendo tocado pelo seu vice, Marcus Diôgo (PSDB), que vem dando prosseguimento à gestão, no estilo operante ZT de governar.

TBT - Tbt é uma gíria popular que significa Throwback Thursday, e pode ser traduzida do inglês como quinta-feira do retorno ou quinta-feira do regresso. A gíria, simbolizada por #tbt, é utilizada pelos usuários de redes sociais como hashtag para marcar fotos que se refiram ao passado e/ou que deem saudades.

@RedaçãoPlugados




Compartilhe no Google Plus
    Faça seu comentario pelo Gmail
    Faça seu comentario pelo Facebook

0 comments:

Postar um comentário