Dieta restritiva e depressão podem provocar compulsão alimentar, doença que fez atriz ganhar 20 quilos, explica nutricionista

Cléo Pires. Foto: Reprodução/ TV Globo. 
SAÚDE - A atriz Cléo Pires vem motivando muitos comentários e vem sendo alvo de críticas e ataques nas redes sociais após engordar 20 quilos. Sex symbol, a atriz revelou que fazia de tudo para se manter magra, mas que a compulsão alimentar a fez ganhar muito peso. A nutricionista do Hapvida em João Pessoa Tatiane Queiroz destaca que a doença, que se caracteriza pelo ato de comer de forma descontrolada, em um curto espaço de tempo, pode ser resultado de uma combinação de diversos fatores, sejam eles psicológicos, sociais ou biológicos como, por exemplo: estresse, dietas restritivas, depressão, problemas com a imagem corporal.

A especialista destaca que muitas pessoas buscam alternativas que sejam mais fáceis para chegar ao corpo perfeito e como estas dietas são muito restritivas, costumam gerar um sentimento de desânimo que acarreta na incapacidade de parar de comer mesmo quando se está saciado.

Mesmo sendo um problema sério, a nutricionista informa que a compulsão alimentar tem cura se tratada no início. “O tratamento deve ter o acompanhamento profissional de especialistas em distúrbios alimentares e obesidade, como psiquiatras, psicólogos, médicos, nutricionistas e terapeutas. É importante que sejam tratados não somente os sintomas, mas também as causas. Em alguns casos, será necessária a ajuda de medicamentos para controlar o distúrbio. Estes medicamentos são utilizados para inibir o apetite, controlar a ansiedade, fobia ou depressão severa”, explica.

O ideal para quem tem a compulsão, segundo orienta Tatiane Queiroz, é que se faça uma reeducação alimentar. “Não se recomenda a prescrição de dietas de baixo valor calórico, mesmo para aqueles com sobrepeso ou obesidade. Na reeducação, o foco não é a redução de calorias, mas sim a adequação de alimentos e horários de refeição corretos”, disse.

Segundo a especialista, primeiro deve se tratar o problema para assim poder fazer uma reeducação alimentar sem restrições, priorizando comer frutas, verduras, hortaliças e gorduras boas. Tudo isso associado a prática atividade física.

Reeducação alimentar - A reeducação alimentar é um processo de mudança de hábitos na alimentação. Ela consiste em ensinar a pessoa a comer bem, de maneira saudável sem privação de suas preferências. O ideal é que se conheça os alimentos, pois há uma confusão em torno do que é realmente um alimento saudável ou não.

“A cada momento surgem contradições na mídia, uma hora se divulga que algo faz bem, outra dizem que o mesmo alimento agora faz mal. Alguns tipos de alimentos, ao contrário do que muitos pensam, não precisam ser eliminados completamente do cardápio. No geral, o princípio básico da reeducação alimentar é comer de tudo, desde que os alimentos sejam consumidos com moderação, equilíbrio e nos horários corretos”, destaca a especialista.

AscomHapvida
Compartilhe no Google Plus
    Faça seu comentario pelo Gmail
    Faça seu comentario pelo Facebook

0 comments:

Postar um comentário