Projeto de Camila insere Pilates no Centro de Reabilitação do Instituto de Assistência à Saúde do Servidor do Estado

RECUPERAÇÃOReconhecendo a importância do Pilates para a saúde, a deputada estadual Camila Toscano (PSDB) apresentou o projeto de Lei 370/2019, que determina a inserção do método de Pilates e Reeducação Postural Global (RPG) entre os procedimentos do Centro de Reabilitação do Instituto de Assistência à Saúde do Servidor do Estado (IASS).

“Entendemos que esses procedimentos irão acelerar a recuperação dos pacientes e trarão maior qualidade de vida aos cidadãos. Consideramos muito importante que os servidores do Estado possam contar com esse tipo de serviço. Por isso, apresentamos esta propositura e contamos com o apoio dos colegas deputados para a sua aprovação”, disse a deputada.

De acordo com Camila, o tratamento deverá ser administrado unicamente por um fisioterapeuta, com especialização no método Pilates e Reeducação Postural Global. “É importante que o método seja aplicado por um profissional da área de fisioterapia. Vale destacar que a prática do método Pilates previne o aparecimento de lesões por esforço repetitivo, como artrose, bursite e tendinite, e auxilia no tratamento de pessoas com esses problemas e ainda com hérnia de disco, escoliose, quando não estão mais na fase aguda da doença”, destacou.

O projeto prevê ainda que compete ao profissional prescrever, induzir o tratamento e avaliar o resultado a partir da utilização de recursos cinesioterapêuticos e/ou mecanoterapeuticos, de acordo com a Resolução 386/2011 do Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (Coffito), que dispõe sobre a utilização do método Pilates pelo fisioterapeuta.

Benefícios – Praticar Pilates pode ser considerado um dos melhores exercícios para quem deseja aperfeiçoar a musculatura corporal, evitar doenças cardiovasculares, eliminar o estresse ocasionado pela correria do dia a dia, emagrecer, corrigir a postura, aumentar a flexibilidade, estimular a coordenação motora, prevenir fraturas ocasionadas pela osteoporose, melhorar concentração e amenizar dores. A prática de Pilates pode ser feita por qualquer pessoa de 08 a 80 anos, desde que acompanhado por profissionais responsáveis.

Assessoria


Compartilhe no Google Plus
    Faça seu comentario pelo Gmail
    Faça seu comentario pelo Facebook

0 comments:

Postar um comentário