Prefeitos discutem Pacto Federativo e reforma da Previdência em Brasília

O ministro da Economia Paulo Guedes esteve com prefeitos na tarde desta segunda (25).
(Foto: Divulgação / Agência Brasil). 
Os prefeitos que compõem a Frente Nacional de Prefeitos (FNP) se reuniram nesta segunda- feira( 25), em Brasília,  para discutir sobre vários assuntos da pauta municipalista. Entre eles, o apoio a um novo Pacto Federativo, que possibilite dividir as responsabilidades dos municípios com estados e União.

O prefeito de Fortaleza , Roberto Cláudio, primeiro vice-presidente da Frente, defendeu a descentralização da Saúde, Educação e Assistência.  Segundo ele, os custos com ações básicas, nessas áreas, têm gerado crise em muitos municípios brasileiros.

"Eu diria que essa é a principal razão desse tipo de mobilização. Rediscutir o Pacto Federativo, já que é nos municípios onde as pessoas moram, e os municípios se tornam responsáveis por serviços básicos essenciais no dia a dia do cidadão. É preciso que se mobilize para inverter esse Pacto Federativo, fortalecendo transferências com mais autonomia de arrecadação, e financiando, de forma mais justa, a Educação e a Saúde brasileira".
O presidente nacional da Frente, Jonas Donizette, expôs preocupação dos prefeitos também com a reforma da Previdência. "A nossa preocupação é com Previdência. A gente quer mostrar aqui que os prefeitos apoiam a reforma, mas nós tiramos cinco pontos que achamos importante frisar e reforçar para o ministro Paulo Guedes", explicou.

O ministro da Economia, Paulo Guedes, e o secretário especial de Previdência e Trabalho, Rogério Marinho, participaram do encontro dos prefeitos na tarde desta segunda-feira.

Diário do Nordeste

Compartilhe no Google Plus
    Faça seu comentario pelo Gmail
    Faça seu comentario pelo Facebook

0 comments:

Postar um comentário