Apenas 36% das pessoas usam protetor solar diariamente e dermatologista alerta que poucos usam quantidade correta

Usando protetor solar (Foto: Arquivo / Infonet). 
VERÃOApenas 36% dos brasileiros usam protetor solar diariamente. Entre os homens, só 20% usam o produto todos os dias e entre as mulheres o percentual chega a 50%. Isso é o que aponta pesquisa realizada pelo Ibope, divulgada este mês. A dermatologista Marcela Vidal afirma que os dados refletem a realidade, pois as pessoas costumam usar o protetor apenas ao ir à praia ou piscina e alerta que, além de não usar o produto diariamente, não se aplica a quantidade correta.

De acordo com a profissional, é importante a aplicação do protetor solar a cada duas horas, com fator de proteção mínimo de 30. “Sempre oriento a aplicar uma primeira vez e logo em seguida repetir a aplicação como se ainda não tivesse aplicado. Dessa forma é mais seguro o preenchimento de todos os espaços da pele”, explica.

Marcela observa ainda que existe a regra das nove colheres de chá de protetor solar. “Seria uma colher de chá para face, duas colheres para o tronco na parte da frente e de trás; uma colher para cada braço e duas colheres para cada perna. Mas é muito difícil na hora da praia a gente raciocinar sobre isso, então a dica é passe uma vez e em seguida, passe novamente”, orienta.

Sobre o protetor solar em spray, a dermatologista diz que ele é eficaz, mas que é preciso ter bastante atenção na aplicação, uma vez que maioria dos produtos desse tipo é transparente. “Temos que ter mais cuidado na aplicação para saber se toda a área do corpo preenchida, mas o produto é tanto eficaz quanto o creme”, explica.

Marcela alerta ainda para o fato da radiação ultravioleta causar manchas e o envelhecimento precoce da pele, além de queimaduras e até o câncer de pele. “Por isso, é tão importante proteger-se, passar o protetor solar a cada duas horas e ainda utilizar barreiras físicas como chapéus, camisetas, guarda-sol, entre outros”, observou.

Assessoria

Compartilhe no Google Plus
    Faça seu comentario pelo Gmail
    Faça seu comentario pelo Facebook

0 comments:

Postar um comentário