Diocese de Guarabira celebra 38 anos de criação e instalação

Nesta quinta-feira (27/12), na Catedral de Guarabira, às 19h30, uma Missa será presidida pelo bispo diocesano Dom Aldemiro Sena. 
Dom José Maria Pires (arcebispo da Paraíba) e Dom Helder Câmara (arcebispo de Olinda e Recife – PE) durante posse de Dom Marcelo Pinto Carvalheira como bispo da Diocese de Guarabira.
Há mais de 38 anos, o Santo Papa João Paulo II, através da Bula “Cum exoptaret”, que em latim pode significar “com verdadeiro desejo”, determinou a criação e instalação da quinta e ultima circunscrição eclesiástica da Paraíba que foi denominada Diocese de Guarabira. Naquele decreto de 11 de outubro de 1980, o Sumo Pontífice recomendou a instalação do novo bispado e elevou a matriz da cidade de Guarabira à dignidade de Catedral de Nossa Senhora da Luz, igreja sede da nova diocese.

Dom Marcelo Pinto Carvalheira, naquela ocasião bispo responsável pela Região Episcopal de Guarabira, se tornou bispo da nova diocese e o responsável por sua instalação, que aconteceu no dia 27 de dezembro de 1980.

Nesta quinta-feira (27/12), na Catedral de Guarabira, às 19h30, uma Missa será presidida pelo bispo diocesano Dom Aldemiro Sena e contará com a presença de grupos, pastorais, movimentos e comunidades do seu território.

O que é uma Bula Papal?
A bula papal ou bula pontifícia é um documento solene emitido pelo Santo Padre o Papa, que possui valor de lei dentro da Igreja e que pode ser emitido com o intuito de criar alguma norma, regularizar instituições, conceder benefícios ou proibir algo. Além dos papas, outras autoridades também emitiram bulas ao longo da história, porém, apenas a igreja mantém até hoje essa nomenclatura.

Pascom – Pastoral da Comunicação
Compartilhe no Google Plus
    Faça seu comentario pelo Gmail
    Faça seu comentario pelo Facebook

0 comments:

Postar um comentário