Câncer de pele pode atingir lábios e protetor solar é principal arma contra doença

DEZEMBRO LARANJA - Você costuma proteger os seus lábios do sol? Dificilmente temos esse hábito, mas deveria ser rotina, pois essa parte do corpo fina e delicada está sujeita à radiação solar e também pode ser acometida pelo câncer de pele. Assim como acontece no rosto, os lábios precisam de atenção especial e a aplicação de produtos com filtro solar específico para essa região é a principal arma contra a doença. 
Dermatologista Marcela Vidal (Foto: Divulgação / Hapvida). 

A dermatologista do Hapvida, Marcela Vidal, explica que o lábio deve demandar atenção e, inclusive, já existem vários produtos no mercado, não penas para hidratar, mais também com fator de proteção solar. “Para essa área não conseguimos altos fatores de proteção solar e geralmente o que encontramos no mercado é o fator 30. Mas, as pessoas que se expõem ao sol não devem esquecer dos lábios e precisam protegê-los”, orienta, acrescentando que o produto precisa ser reaplicado constantemente.

O tipo de lesão que antecede o câncer de pele nos lábios, segundo a especialista, é a ceratose actínica labial ou queilite actínica. Pessoas que levaram muito sol ao longo da vida e que possuem o lábio ao invés de vermelho, um pouco mais esbranquiçado ou com a pele sem definição do limite do contorno labial, encontram-se no grupo de risco.

Marcela Vidal lembra que se o lábio tiver um câncer de pele estabelecido, o tratamento é cirúrgico. Porém, se tiver uma lesão pré-maligna podem ser feitos outros tratamentos visando destruir células que estão se multiplicando de forma anormal.

Dados – Dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca) revelam que o Estado terá 1.700 novos casos da doença este ano, sendo 60 do tipo melanoma e 1.640 não melanoma. Em todo o Brasil, segundo estimativas do Inca, serão 165.580 novos casos de câncer de pele, sendo 85.170 homens e 80.410 mulheres. Esses valores correspondem a um risco estimado de 82,53 casos novos a cada 100 mil homens e 75,84 para cada 100 mil mulheres, sendo o tipo de câncer mais incidente em ambos os sexos.

Dezembro Laranja – O Dezembro Laranja, mês de alerta para o câncer de pele, chama a atenção para prevenção e tratamento da doença e mostra que o excesso de sol e a falta de proteção podem acarretar sérios problemas à saúde.

Assessoria 
Compartilhe no Google Plus
    Faça seu comentario pelo Gmail
    Faça seu comentario pelo Facebook

0 comentários:

Postar um comentário