Robô Sophia embarca em turnê mundial para promover inteligência artificial

Na semana passada, o androide desembarcou no Azerbaijão para acompanhar, ao lado do presidente do país, a inauguração de um novo centro de serviços. 

Depois de se tornar o primeiro robô a ganhar uma cidadania no mundo, Sophia acabar de embarcar um um "turnê mundial" para divulgar as facetas da inteligência artificial em nome de seus criadores, os engenheiros da Hanson Robotics, de Hong Kong.

Atualmente, o robô está em uma de suas primeiras paradas: o Azerbaijão, onde desembarcou no Aeroporto Internacional de Baku e conheceu o presidente Ilham Aliyev. "Senhor Presidente, eu estou encantada em conhecê-lo. O Azerbaijão me deixou maravilhada", disse a máquina ao conhecer o político na cidade de Imishli, na semana passada.

Ao lado de Aliyev, Sophia também esteve presente e discursou na abertura de uma conferência sobre tecnologia realizada no país, onde foi anunciada a inauguração de um centro de serviço da Rede de Serviço e Avaliação do Azerbaijão.

Apesar do sucesso que Sophia tem feito, especialistas em Inteligência Artificial são críticos a sua tecnologia e a forma com que seus criadores a promovem. Em janeiro, o chefe de pesquisa em inteligência artificial do Facebook, Yann LeCun, afirmou que a Hanson Robotics "engana o público."

"Muitas pessoas estão sendo anganadas a pensar que este fantoche animatrônico (mecanicamente sofisticado) é inteligente. Ele não é", escreveu LeCun em uma publicação na rede social. "Ele não tem sentimentos, opiniões ou compreensão do que fala... É um fantoche."

Sophia é uma criação do roboticista David Hanson, que combinou uma capacidade avançada de imitar habilidades da linguagem humana com feições também humanas — e inspiradas na atriz Audrey Hepburn.

Em 2017, o  robô se tornou o primeiro "se sua espécie" a ter uma cidadania. Ela foi concedida na Arábia Saudita.

Fonte: https://revistagalileu.globo.com/Tecnologia/noticia/2018/10/robo-sophia-embarca-em-turne-mundial-para-promover-inteligencia-artificial.html

Foto: Reprodução / Youtube
Compartilhe no Google Plus
    Faça seu comentario pelo Gmail
    Faça seu comentario pelo Facebook

0 comments:

Postar um comentário