Zenóbio inaugura memorial dedicado a Dom Marcelo, o ‘Dom Ternura’, nesta terça (1)

Guarabira recebe, nesta terça-feira, dia 1º de maio, às 16h, um espaço dedicado a um dos maiores representantes da fé católica já vistos no município e em toda sua região diocesana. Dom Marcelo Pinto Carvalheira será homenageado com um memorial permanente instalado no Museu Sacro, após inauguração aberta ao público. Dom Marcelo foi o responsável pela criação da Diocese de Guarabira, em 1980, tornando-se o primeiro bispo até 1995, quando, eleito pelo Vaticano, se tornou o 5º Arcebispo Metropolitano da Paraíba.

Sua passagem foi marcada pela ternura com que tratava as pessoas, por isso o título ‘Dom Ternura’, bem como a sua participação ativa em projetos sociais, como foi lembrado por Zenóbio Toscano, então prefeito na época em que os dois beneficiaram diversos moradores com a construção de casas e a extinção das moradias de taipa em localidades situadas nos bairros Novo e Esplanada. O religioso também lutou contra a ditadura ao lado de Dom Helder Câmara ao defender líderes católicos perseguidos pelos militares.

Dom Marcelo morreu em decorrência de complicações causadas por uma pneumonia, em março de 2017, no Recife. Sendo homenageado nas Catedrais de Olinda, Recife e Guarabira, respectivamente, e sepultado na Catedral Basílica de Nossa Senhora das Neves, em João Pessoa. A inauguração do Memorial Dom Marcelo será realizada no dia em que ocorreria o seu aniversário natalício. O público terá acesso a toda a vida e obra do bispo diocesano, através de escritas, imagens e objetos pessoais doados por familiares. 


De acordo com o prefeito Zenóbio, a história do 'Dom Ternura' se integra a memória de Guarabira, a ponto de que as gerações futuras possam conhecer, através do Memorial, o quanto Dom Marcelo significou para o município.

- Me sinto honrado como prefeito de Guarabira, em prestar esta homenagem a um homem que tanto fez pela Igreja e por seus fiéis. Dom Marcelo entrou para a história de Guarabira, não apenas por ser bispo, mas por ter sido um ser humano que detinha uma grande ternura para com todos aqueles que o procuravam – disse o prefeito Zenóbio Toscano.

A implantação de um memorial à Dom Marcelo é uma realização da Prefeitura de Guarabira, por intermédio da sua Secretaria Municipal de Cultura e Turismo.


Da redação
Com Codecom

Compartilhe no Google Plus
    Faça seu comentario pelo Gmail
    Faça seu comentario pelo Facebook

0 comments:

Postar um comentário