Zenóbio inaugura Centro Especializado em Reabilitação e beneficia Guarabira e mais 24 municípios da região

O prefeito Zenóbio Toscano deu por inaugurado nesta sexta-feira (23/3), o que será referência em saúde, na região de Guarabira, no que se refere em reabilitação motora, intelectual e visual de pessoas, após reforma e ampliação do antigo Centro Neurofuncional. Trata-se da entrega do CER III – Centro Especializado em Reabilitação Maria Moura de Aquino; que atenderá, além de os guarabirenses, mais 24 municípios da região, polarizados por Guarabira; a qual é gestão plena em saúde.

Bem prestigiada, a solenidade de inauguração do CER aconteceu em grande estilo, na presença de pessoas do povo, colaboradores da administração municipal, entre outras autoridades; como o deputado federal Pedro Cunha Lima, a deputada estadual Camila Toscano, a vice-prefeita de Alagoinha Maria de Zé Roberto, o administrador paroquial da Catedral de Nossa Senhora da Luz; padre Kleber, os vereadores guarabirenses Tiago do Mutirão, Renato Toscano, Marco de Enoque, Júnior Ferreira e Neide de Teotônio (presidente da Câmara).

E, ainda os secretários Wellington Oliveira (Saúde), Léa Toscano (Mulher), Lula das Molas (Agricultura), Infraestrutura (Murilo Filho), Raimundo Macedo (Educação), Percinaldo Toscano (Cultura), Cid Cordeiro (Comunicação), Marcos Terena (Transportes), entre outros.


Durante a sua fala, o prefeito Zenóbio agradeceu ao secretário Wellington, a coordenadora do CER III, Silvânia Martiniano e toda a sua equipe de colaboradores, que estarão a frente deste novo centro especializado em reabilitação, com novos equipamentos e novas especialidades. E disse que tem priorizado a saúde do município, lembrando-se das reformas, ampliações e construções de novas UBS; anunciando que estará entregando nos próximos dias a reforma e ampliação da unidade básica de saúde do bairro Mutirão; lugar onde este ano já entregou uma creche modelo e onde está construindo um centro esportivo. “E tudo isso vem porque nós temos priorizado e Guarabira sabe disso, cada vez mais a melhoria da saúde, e consequentemente melhorando a vida das pessoas, aqui no nosso município, conseguindo desta maneira a confiança do povo dessa terra”, disse

Zenóbio ainda destacou acerca da manutenção do nome da homenageada no CER, Dona Maria Moura de Aquino; mãe da ex-prefeita Fátima Paulino. “Tivemos a alegria e satisfação de manter aqui o nome de dona Maria Moura, que foi uma grande senhora aqui em Guarabira, uma grande dama; mãe da ex-prefeita Fátima Paulino, sogra do ex-governador Roberto Paulino e vó do deputado Raniery Paulino. Porque nós certamente aqui estamos demonstrando o reconhecimento também daquela mulher que foi sem sombra de dúvidas uma mãe exemplar aqui para Guarabira”, destacou.

CER III – Ao invés de atuar apenas com uma área de deficiência (física), as novas instalações e equipamentos do novo centro especializado em reabilitação darão plenas condições para que se trabalhe com um total de três especialidades; física [motora], intelectual e visual. Dessa forma, disponibilizará de uma equipe de profissionais especializados e equipamentos modernos a disposição da população, além de novos espaços dedicados ao tratamento adequado.

Na modalidade motora permanecem as atividades de ortopedia e traumatologia, a exemplo de reabilitação pós-fratura, AVC (Acidente Vasculhar Cerebral), traumatismo raquimedular, entre outras. A área intelectual irá prestar uma assistência especial para as crianças com tratamentos para diagnósticos de transtornos neurológicos, síndromes e autismo. Quanto as modalidades de caráter visual são restabelecidas as anomalias do movimento ocular, como estrabismo, nistagmo, entre outros.


O novo espaço conta com salas de estimulação visual e AVDs, salas de estimulação precoce e autismo, atendimento motor, consultórios de enfermagem e multiprofissional, consultório oftamológico, fraldários adulto e infantil, salas de avaliação dinâmica e de reunião, além das salas de apoio aos profissionais e de atendimento em grupo adulto e infantil. Quanto ao prédio antigo, que passou por reformas, permanecem as salas de psicologia, fonoaudiologia, hidrocinesioterapia, fisioterapia respiratória, neurologia adulta e infantil, ginásio de cinesioterapia, box de eletrocinesioterapia e avaliação.

Os recursos do CER são oriundos do Programa ‘Viver Sem Limite’ do Ministério da Saúde e contrapartida da Prefeitura Municipal de Guarabira.  (Codecom)


Compartilhe no Google Plus
    Faça seu comentario pelo Gmail
    Faça seu comentario pelo Facebook

0 comments:

Postar um comentário