Clarão visto no céu de Salvador e outras cidades foi de meteoro, diz especialista

Um clarão registrado por volta das 22h30 da terça-feira (20) deixou moradores de Salvador,  da Região Metropolitana (RMS) e de até de out...

Um clarão registrado por volta das 22h30 da terça-feira (20) deixou moradores de Salvador,  da Região Metropolitana (RMS) e de até de outros estados, como Sergipe, intrigados. Algumas pessoas viram o fenômeno  com cores alaranjadas, outras afirmaram ter visto com tom amarelado e ainda azul. 

Ao iBahia, o astrônomo  Fernando Munaretto explicou que o clarão foi provocado por um meteoro - (qualquer fenômeno meteorológico que se produz na atmosfera terrestre é assim chamado) que caiu no mar.  Ainda segundo o especialista, a luminosidade (incandescência) do objeto depende da sua constituição química. No caso do que foi visto em Salvador, além da constituição química, o ângulo (de oeste para leste), facilitou a visibilidade de quem olhava para o céu naquele momento.

Munaretto afirmou ainda que diariamente ocorrem meteoros na atmosfera terrestre, que são popularmente chamados de "estrelas cadentes" e a depender da constituição química de cada um deles é possível enxergar cores distintas. Questionado se é possível prever quando a entrada de objetos na atmosfera da Terra, o especialista disse que não e afirma ainda que o Brasil tem uma área territorial grande, o que pode aumentar a incidência e o  registro do fenômeno. Em maio de 2017, um meteorito (quando o meteoro atinge o solo ele é chamado de meteorito) caiu em Palmas de Monte Alto, no Sudoeste da Bahia.

IBahia

LEIA TAMBÉM

CIDADES 4261074537001857135

Postar um comentário

emo-but-icon

PLUGADOS TV

Em CARTAZ nos CINEMAS!

Curta nossa FanPage

PLUGADOS NO TWITTER

Mais Lidas

Fale Conosco

Nome

E-mail *

Mensagem *

item