Maia anuncia votação da reforma da Previdência, na Câmara, para 19 de fevereiro

O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), anunciou nesta quinta-feira (14) que marcará a votação da proposta de reforma da Previdência para o dia 19 de fevereiro – portanto após o recesso legislativo e até mesmo depois do carnaval de 2018.

Maia faltou à reunião da executiva nacional do Democratas, realizada nesta manhã, para discutir a data da votação com o relator da proposta, deputado Arthur Maia (PPS-BA), e com o ministro da Casa Civil, Eliseu Padilha. O anúncio do presidente da Câmara confirma o que havia sido adiantado nessa quarta-feira (13) pelo líder do governo no Senado, Romero Jucá (PMDB-RR) . O peemedebista divulgou nota dizendo que o governo desistiu de maratonar para conseguir votar a reforma da Previdência ainda em 2017, mas a atitude incomodou o Palácio do Planalto, que posteriormente desmentiu a informação.

leitura do relatório da PEC que altera as regras para acesso à aposentadoria foi mantida para a tarde desta quinta-feira no plenário da Câmara dos Deputados. Internado em São Paulo , o presidente Michel Temer (PMDB) esperava votar a proposta já na semana que vem , a última antes do recesso parlamentar, que oficialmente terá início no dia 23.

Rodrigo Maia disse que foram feitos ajustes no texto da reforma porque houve "contaminação" do projeto. O deputado também reclamou de uma "comunicação pouco efetiva" e da baixa recepção da população quanto ao projeto – apesar de o governo federal ter investido alto em peças publicitárias defendendo a reforma.

O projeto inicial do pacote de mudanças na aposentadoria foi aprovado em maio na comissão especial da Câmara e já poderia ter ido a votação naquele mesmo mês. Mas o desencadeamento da crise política ocasionada pelas denúncias de executivos da JBS contra o presidente Temer fez com que a reforma estacionasse na Câmara.

Nas últimas semanas, o governo aumentou os esforços – com o presidente Temer se empenhando pessoalmente nas negociações – para obter apoio de deputados e votar o projeto no plenário, onde o texto precisa de ao menos 308 votos para ser aprovado e posteriormente encaminhado ao Senado.

O PMDB e o PSDB já fecharam questão a favor da reforma da Previdência , o que significa que os parlamentares desses partidos que não votarem a favor da proposta poderão até mesmo sofrer punições dentro de suas legendas. A executiva nacional do DEM decidiu na reunião realizada nesta manhã em Brasília que a possibilidade de também fechar questão sobre o tema será discutida somente no ano que vem. O partido tem atualmente 30 deputados no exercício do mandato, portanto em condições de participar da votação do projeto.

Fonte: Último Segundo - iG @ http://ultimosegundo.ig.com.br/politica/2017-12-14/reforma-da-previdencia-votacao.html



Compartilhe no Google Plus
    Faça seu comentario pelo Gmail
    Faça seu comentario pelo Facebook

0 comments:

Postar um comentário