Mais de 6,7 milhões de pessoas farão a primeira prova do Enem neste domingo

Neste domingo (5) será realizada a primeira prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) mais de 6,7 milhões de pessoas irão realizar as provas de redação, linguagens – que envolve questões de língua portuguesa e língua estrangeira – e ciências humanas – geografia história, filosofia, sociologia e conhecimentos gerais.

A prova começará às 13h30, no horário de Brasília, mas os portões dos locais onde o Enem será aplicado ficarão abertos das 12h às 13h, conforme o horário oficial. Os participantes devem ficar atentos e se programar para chegar com antecedência e não correr o risco de chegar atrasados, conforme orienta o Inep.

Os candidatos terão cinco horas e 30 minutos para resolverem todas as 90 questões, além de elaborarem a redação. Essa última foi tema de discussões nos últimos dias por conta de uma regra do edital da prova que previa que quem desrespeitasse os direitos humanos em algum argumento da dissertação teria a redação anulada .

No entanto, essa regra foi suspensa, depois da última decisão do Supremo Tribunal Federal . O Ministério da Educação decidiu acatar e afirmou que as provas não serão zeradas . Porém, é importante ressaltar que, de acordo com os critérios de avaliação da prova, o desrespeito aos direitos humanos poderá descontar pontos na nota final.

O que levar

Para ser autorizado a fazer a prova o candidato precisa estar munido da carteira de identidade original e com foto . Além disso, é preciso levar caneta esferográfica de tinta na cor preta para preencher o gabarito. Apenas essa coloração é lida pelo sistema de correção das questões. O material do objeto também precisa ser transparente.

Lápis, borracha, lapiseira, canetas de outra cor, calculadora, anotações, e celulares não serão permitidos durante o exame, e deverão ser guardados em um porta-objetos que ficará lacrado e colocado abaixo da cadeira.

Não é obrigatória a apresentação do cartão de comprovação de inscrição , porém, o Inep recomenda que o participante imprima-o para eventuais consultas sobre número da sala e local de prova. Aos candidatos que precisam de um comprovante de presença para justificar faltas no trabalho a impressão é fundamental, pois é neste documento que o coordenador do exame deverá assinar para que ele seja validado.

A segunda prova será aplicada no dia 12 de novembro, com questões de matemática e ciências da natureza. Este é o primeiro ano que o Enem é realizado em dois domingos consecutivos. Até o ano passado, as provas eram realizadas em um único fim de semana, sábado e domingo.

Fonte: Último Segundo - iG @ http://ultimosegundo.ig.com.br/educacao/2017-11-05/enem-prova-67-milhoes-inscritos.html
Compartilhe no Google Plus
    Faça seu comentario pelo Gmail
    Faça seu comentario pelo Facebook

0 comments:

Postar um comentário