ALPB realiza sessão para comemorar centenário do professor Afonso Pereira da Silva, nesta segunda, 30

Propositura é da deputada Camila Toscano. 


A Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) realiza sessão especial, na próxima segunda-feira (30), a partir das 15 horas no Plenário José Mariz, para homenagear o centenário de nascimento do professor Afonso Pereira da Silva, educador emérito, influente na história política, cultural e educacional da Paraíba. A propositura é da deputada Camila Toscano (PSDB).

Afonso Pereira da Silva nasceu no dia 30 de outubro de 1917, no município paraibano de Bonito de Santa Fé. Exerceu, ao longo de sua existência, importantes cargos públicos e privados, federais e estaduais e como professor universitário. Foi um dos fundadores do curso de Direito da UFPB e fundou diversas escolas de nível fundamental, médio e superior na Paraíba. Com uma vida dedicada à educação, o professor Afonso foi um dos seis educadores que, há mais de 37 anos, fundaram o Ipê/Unipê.

O educador também se destacou como criador e presidente da Fundação Padre Ibiapina, presidente da Academia Paraibana de Letras (APL), membro do Instituto Histórico e Geográfico Paraibano, provedor da Santa Casa de Misericórdia, deputado estadual, oficial do Exército Brasileiro, jornalista, diretor-fundador do Jornal Correio da Paraíba e membro do Conselho de Notáveis deste jornal.

“Para nós é uma honra homenagear esse exemplo de homem, que tanto colaborou para a educação e a cultura em nosso Estado. Em 2011, Afonso Pereira da Silva recebeu do Senado Federal o título de “Maior Professor do Brasil”, uma justa homenagem a este professor que ajudou a instituir 275 unidades de educação”, comentou.

Assessoria 

Compartilhe no Google Plus
    Faça seu comentario pelo Gmail
    Faça seu comentario pelo Facebook

0 comments:

Postar um comentário