Camila cobra providencias do Governo para greve da UEPB que já que dura 97 dias

DESCASO COM EDUCAÇÃOA deputada estadual Camila Toscano (PSDB) lembrou que os professores da Universidade Estadual da Paraíba estão em greve desde o dia 6 de abril, deixando sem aula 23 mil alunos e estancando a produção cientifica e o desenvolvimento de projetos que beneficiam diretamente a população. “A greve que já dura 97 dias é em função da falta de condições de trabalho e em decorrência do não repasse de recursos e desrespeito à autonomia da instituição por parte do Governo do Estado. Mesmo com esse tempo todo em greve, o governador não se prontifica a receber a categoria para discutir a situação. Ele quer que a greve continue, pois quer tirar dos paraibanos um grande patrimônio que é a UEPB”, disse.

Camila lembrou que em duas greves de professores e funcionários entre os anos de 2013 a 2016 a instituição perdeu 15.128 alunos. Isso, sem levar em consideração os estudantes que desistiram dos cursos com essa greve atual e aqueles que não conseguiram entrar na universidade em decorrência do corte de um período, motivado por problemas financeiros.

Além dos prejuízos gerados à comunidade acadêmica, a sociedade, segundo a deputada, paga um alto preço pele descaso do Governo do Estado com a educação. Ela destacou o desenvolvimento de projetos importantes que beneficiam a população. Entre as pesquisas que interferem no dia a dia da população está a que descobriu uma técnica que torna possível o cultivo de feijão em regiões de escassez de água, usando o ácido salicílico e outra para produzir frangos caipira em apenas 90 dias de criação e com custos até 30% menores em relação a produção convencional feita nas granjas, usando “equipamentos alternativos” como bacia de zinco e uma iluminação específica com pouca luz.

Na área de saúde, foi feita a confecção de kits com objetos destinados ao tratamento de bebês portadores de microcefalia e de outras deficiências; e desenvolvida a técnica inovadora de reabilitação para a melhoria motora de pessoas que sofrem com lesão medular, utilizando um equipamento chamado de Estimulador Magnético Transcraniano.

Meio ambiente - A instituição tem um projeto de coleta seletiva, melhorando a vida dos catadores de resíduos sólidos; e o programa de arborização “Adote uma Árvore” que tem 10 anos e já cultivou e distribuiu mais de 300 mil mudas.

Tecnologia - A UEPB desenvolveu um software onde a população tem acesso aos pagamentos da folha de pessoal de forma mais simples, garantindo transparência e acesso à informação. Também tem uma plataforma livro digital com mais de três milhões de downloads de livros diversos, difundido o conhecimento e o hábito da leitura.

Assessoria 
Compartilhe no Google Plus
    Faça seu comentario pelo Gmail
    Faça seu comentario pelo Facebook

0 comments:

Postar um comentário