Estrela mais estranha da galáxia começa perder brilho de forma bizarra

O astro ficou cerca de 3% menos brilhante e os cientistas não têm a menor ideia do que está acontecendo. 

A Estrela da Tabbyou KIC 8462852 — também conhecida como a “estrela mais estranha da galáxia” — virou assunto mais uma vez. É que as emissões de luz do astro, que já são peculiares, começaram a perder o brilho de forma bizarra.

Segundo o portal The Verge, o astrônomo Matt Muterspaugh notou o fenômeno e correu para alertar os colegas, que também passaram a observá-la: “Até onde eu sei, todos os telescópios que podem olhar para ela neste momento estão olhando”, afirmou o professor da Universidade do Estado do Tennessee.

A estrela foi descoberta em 2009, mas foi só em 2015 que uma equipe da Universidade de Yale notou algo estranho: uma forma diferente de emissão de luz que, até hoje, ninguém soube explicar.

Cerca de 22% da luz emitida pela Estrela da Tabby não chega à Terra — nos outros astros o número aproximado é de 1%. Isso é motivo de estranhamento, já que os cientistas não conseguem definir o que bloqueia a sua luz.

Muitas teorias surgiram, mas a falta de dados sempre foi o maior implicante da questão. Com o fenômeno recém descoberto, os especialistas terão mais material para investigar: “Estamos oficialmente em alerta e pedimos para que que astrônomos com telescópios meçam as emissões de luz da estrela”, disse o astrônomo Jason Wright da Universidade de Penn State.

Também segundo Wright, o astro esmaeceu cerca de 3% nos últimos dias. Isso levou muito cientistas a relembrarem da teoria de que alguma megaestrutura extraterrestre pode ser a responsável pelo bloqueio de luz. “Odiaríamos que fosse isso porque essa é uma questão muito grande. Claro que seria legal, mas como cientistas esperamos que haja uma explicação natural”, conclui Wright ao The Verge. Saiba mais sobre a estrela mais estranha da galáxia. 

*Com supervisão de Nathan Fernandes.

Galileu
Compartilhe no Google Plus
    Faça seu comentario pelo Gmail
    Faça seu comentario pelo Facebook

0 comments:

Postar um comentário