Projeto de Camila garante leito exclusivo para mães de bebês que nasceram mortos

CUIDADO COM A MULHERA deputada estadual Camila Toscano (PSDB) apresentou Projeto de Lei (PL 1.323/2017) na Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) que determina que a rede pública estadual e privada de saúde ofereça leito separado para mães de bebês nascidos mortos. A propositura também estabelece que caso solicitado e se for necessário seja oferecido o  acompanhamento psicológico.

“Costuma-se dar grande atenção aos cuidados médicos e pouca ou nenhuma aos cuidados psicológicos dessas mães. Dessa forma, o apoio psicológico, entre outros aspectos, deve acompanhar a mulher no momento da despedida de seu filho. É fundamental que os profissionais que estão assistindo essa mãe, que passa pelo luto, a auxiliem na elaboração dessa perda. A ausência dessa experiência, segundo os especialistas, pode levá-las a reviver a situação de forma ainda mais dolorosa”, destacou a deputada.

De acordo com Camila, em muitas maternidades mães que acabaram de fazer o parto de um filho natimorto são colocadas junto com outras mulheres que tiveram bebês saudáveis e, não raro, precisam repetir aos profissionais do próprio hospital, durante as visitas de rotina, que o delas faleceu.

“É surpreendente que ainda hoje isso ocorra em hospitais do Estado da Paraíba. Os profissionais da área da saúde devem compreender essa realidade e a dificuldade desse momento para as mães e dar o suporte necessário para minimizar o seu sofrimento”, disse Camila.

A deputada destacou ainda que as mães poderão ser encaminhadas pela unidade de saúde para tratamento psicológico na própria unidade ou, em caso de não haver profissional habilitado, à uma unidade de saúde mais próxima de sua residência.

Assessoria 
Compartilhe no Google Plus
    Faça seu comentario pelo Gmail
    Faça seu comentario pelo Facebook

0 comments:

Postar um comentário