Lula vai depor no próximo dia 14 por acusação de tentar obstruir Lava Jato

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva prestará depoimento na terça-feira da próxima semana à Justiça Federal do Distrito Federal no âmbito do processo em que é réu acusado de tentar obstruir as investigações da operação Lava Jato, informou o tribunal nesta segunda-feira.

A defesa de Lula havia pedido que o depoimento fosse prestado por videoconferência, mas o juiz substituto da 10ª Vara Federal de Brasília, Ricardo Leite, negou o pedido e Lula terá de comparecer pessoalmente para prestar depoimento.

O magistrado alegou que não havia disponibilidade para fazer uma videoconferência na terça da próxima semana com São Paulo e São Bernardo do Campo e que, por isso, o atendimento do pedido da defesa implicaria em atraso no andamento da ação penal.

Lula é réu neste processo ao lado de outras cinco pessoas, entre elas o ex-senador Delcídio do Amaral. O caso teve origem quando Bernardo Cerveró, filho do ex-diretor da Petrobras Nestor Cerveró, gravou uma conversa com Delcídio na qual o então parlamentar oferecia dinheiro, influência política junto ao Supremo Tribunal Federal e até uma rota de fuga em troca do silêncio do ex-dirigente da estatal na Lava Jato.

Delcídio foi preso por conta desta gravação e posteriormente fechou acordo de delação premiada com os investidores. Ele afirmou agir a mando de Lula, o que o ex-presidente nega. Delcídio teve o mandato de senador cassado por conta deste caso.

(Reuters Brasil)
Compartilhe no Google Plus
    Faça seu comentario pelo Gmail
    Faça seu comentario pelo Facebook

0 comments:

Postar um comentário