Ranking nacional do Ibope traz Cartaxo como o 4º prefeito de Capital com maior aprovação do País

O ranking nacional do Ibope, revelado pelo jornalista José Roberto de Toledo (O Estadão), revelou que Luciano Cartaxo (PSD) figura como o 4º prefeito com maior índice de aprovação, entre as capitais do Brasil. “Os campeões de popularidade são, pela ordem, Teresa Surita (PMDB – Boa Vista), ACM Neto (DEM – Salvador), Marcus Alexandre (PT – Rio Branco) e Luciano Cartaxo”, diz Toledo.

Ainda conforme a análise do jornalista, esses “quatro primeiros colocados se reelegeriam no primeiro turno se a votação fosse hoje” e que, “dos 20 candidatos à reeleição nos centros do poder de cada Estado, eles são os únicos franco favoritos”. São candidatos que se apresentam com mais de 50% da intenção de votos, de acordo com as últimas pesquisas realizadas pelo Ibope nas capitais.

“Em comum, sua intenção de voto espontânea é superior a 30%. Significa que praticamente um terço ou mais dos eleitores tem seu nome na ponta da língua e responde que votaria nele antes de mesmo ser apresentado à lista de candidatos pelo pesquisador”, pontua Toledo.

E arremata: “Ao mesmo tempo, a taxa de rejeição múltipla (quando o eleitor é estimulado a citar mais de um candidato em quem não votaria de jeito nenhum) dos super populares não passa de 25%. Por causa ou consequência, quando se dá ao eleitor apenas duas possibilidades de avaliação (sem chance de se optar pelo “muro” do “regular”), dois terços ou mais dizem que aprovam sua administração. Esses prefeitos convertem 4 de 5 aprovações em intenção de voto.” (De Blog do Helder Moura)

Mais em http://goo.gl/VYCqCe


Compartilhe no Google Plus
    Faça seu comentario pelo Gmail
    Faça seu comentario pelo Facebook

0 comments:

Postar um comentário