Pesquisas com números diferentes sinalizam vitória de Cartaxo no primeiro turno em JP

Duas pesquisas divulgadas nesta terça-feira (dia 27), ou seja, a apenas cinco dias do veredicto das urnas de domingo, sinalizam para uma vitória do candidato Luciano Cartaxo (PSD) sobre Cida Ramos (PSB) ainda no primeiro turno, apesar dos institutos contratados exibirem números bem diferentes. Só batem quando apresentam os candidatos Professor Charlinton (PT) e Victor Hugo (PSol) bem atrás.

Na pesquisa Master/LGLuz, veiculada pela madrugada desta terça, Cartaxo viria com 42,1% da intenção de votos, contra 34,7% para Cida Ramos, seguida à distância pelo Professor Charlinton (2,2%) e Victor Hugo (0,8%). A diferença de Cartaxo sobre Cida seria em torno de 8%. Pesa contra este instituto o fato de ser praticamente desconhecido dos paraibanos.

No final da tarde, foi veiculada uma pesquisa do Instituto Veritá, que tem realizando amostragens no Estado, especialmente em Campina Grande. Pelos números do Veritá, Cartaxo vem com 45,4% dos votos, bem à frente de Cida Ramos, com 21,1%. O professor Charliton teria 2,2% e Victor Hugo (PSOL) 0,1%. A diferença de Cartaxo sobre Cida seria acima de 24%.

Como se vê, são números bem diferentes nas duas pesquisas. Uma traz uma margem de Cartaxo sobre Cida de 24% (Veritá) o outro, LGLuz, traz uma diferença de 8%. O que eles têm em comum é apenas o mérito se sinalizar uma vitória de Cartaxo sobre Cida ainda no primeiro turno. Com margem folgada (Veritá) ou apertada (LGLuz).

LGLuz – A pesquisa LGLUz foi realizada entre os dias 22 a 24 de setembro, com margem de erro de 2,9% para mais ou para menos, custou R$ 12 mil e a estatística responsável é Ianne Rafaella Santos Melo.

Veritá – O Instituto Veritá ouviu 802 eleitores de João Pessoa entre os dias 21 e 25 de setembro e foi registrada no TRE-PB sob o número PB-06254/2016, tem margem de erro de 3,5% para mais ou para menos. (Com Blog do Helder Moura)
Compartilhe no Google Plus
    Faça seu comentario pelo Gmail
    Faça seu comentario pelo Facebook

0 comments:

Postar um comentário